SITUAÇÃO FLORESTAL

Inventário Florestal Nacional analisa situação das áreas verdes de Pernambuco

Pernambuco tem 32% de cobertura florestal. Os dados do inventário são preliminares e serão discutidos com órgãos locais

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 05/02/2019 às 16:32
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Pernambuco tem 32% de cobertura florestal. Os dados do inventário são preliminares e serão discutidos com órgãos locais - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Um levantamento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) constatou que, dos 184 municípios pernambucanos, apenas 19 têm cobertura florestal acima de 50% em seu território. No Recife, a porcentagem é de apenas 19%, e em Pernambuco, 32%. Os dados fazem parte do Inventário Florestal Nacional (IFN), que realizou coletas para analisar presença, vitalidade e uso das florestas em todo o território brasileiro. Os índices são preliminares e podem sofrer alterações.

Na divisão por áreas, a Região Metropolitana do Recife fica em terceira colocada, com 29% de cobertura florestal, perdendo para o São Francisco de Pernambuco, com 48%, e o Sertão, com 37%. Para Claudia Rosa, gerente executiva do SFB, a situação do Estado deve ser vista com atenção. “Um terço do território total ainda é baixo. Somado a isso, percebemos que em 57% dos pontos analisados havia erosão. Os gestores estaduais precisam trabalhar bastante na recuperação das suas florestas e conservação do solo”, diz.

Os primeiros resultados do trabalho de coleta de dados feito pelo SFB foram apresentados nesta terça-feira (5), na Superintendência do Ibama, na Zona Norte do Recife. Agora, as informações serão comparadas com as análises regionais e em seguida, disponibilizadas para servirem como base para elaboração de políticas públicas e pesquisas científicas.

“O Inventário é um trabalho nacional e cada região também tem, paralelamente, seus estudos mais localizados. Após a análise da comissão, composta por diversos órgãos voltados ao meio ambiente, vamos fazer os ajustes e ter dados finais mais precisos”, explica a diretora de Sustentabilidade e Clima da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidades (Semas), Samanta Della Bella.  

Dos resultados preliminares de Pernambuco, dois pontos já chamaram a atenção do Ibama. Um deles é a relação de dependência da sociedade com relação à floresta. O outro, tem a ver com o uso da biomassa para produzir energia. Ambos merecem atenção do poder público, segundo Francisco Campello, superintendente do Ibama. “Mais ou menos 30% da matriz energética do Estado depende do recurso florestal. Vemos indústrias importantes para Pernambuco que tem na floresta sua fonte de energia. Sendo feito da forma adequada, podemos ter energia renovável, sustentável e de baixo custo”.

Trabalho de campo

Em Pernambuco, a área florestal chega a 3,1 milhões de hectares. Três equipes realizaram as visitas de campo no ano de 2017, em 249 pontos georreferenciados, distantes 20 km entre si. Além das coletas de solo e material botânico, foram realizadas entrevistas com 933 moradores das localidades para analisar aspectos socioambientais.

Últimas notícias