Defesa

Paulo Câmara: 'Não vamos admitir em PE retrocessos ao meio ambiente'

O socialista aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nessa quarta (06), para lançar iniciativas para o Estado

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 06/06/2019 às 9:11
Fotos: Heudes Regis/Divulgação
O socialista aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nessa quarta (06), para lançar iniciativas para o Estado - FOTO: Fotos: Heudes Regis/Divulgação
Leitura:

Na última quarta-feira (06), dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que em sua gestão não será admitido retrocessos e ameaças ao meio ambiente no Estado. No evento, realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Paulo ainda lançou diversas iniciativas para a região. 

"O meio ambiente está sofrendo ameaças constantes no Brasil de hoje, ameaças de alteração de legislação, de postura de fiscalização, de pensamento. Essas ameaças, não vamos admitir de maneira nenhuma que cheguem a Pernambuco e atinjam a preservação das nossas reservas”, afirmou Paulo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o Estado possui três áreas sensíveis no plano de enfrentamento às mudanças climáticas. “Uma é a elevação do nível do mar. A outra é a gestão dos resíduos urbanos, mas, como parte do território de Pernambuco, por ser de clima semiárido, é suscetível à desertificação. Então, a criação das unidades de conservação permite que a população possa ter acesso a essa biodiversidade e, principalmente, à conservação dessa biodiversidade, e estamos aumentando o conjunto de unidades, contemplando também o Interior”, disse Bertotti.

Iniciativas

No evento, o socialista ainda assinou decretos de proteção de ambiental para a região do Semiárido, onde ficou assegurado a conservação de mais de 22 mil hectares do bioma Caatinga. Entre as novidades, foi criado duas novas Unidades de Conservação no Estado: a da Serras Caatingueiras - entre os municípios de Salgueiro e Cabrobó - e a da Serra do Giz, na divisa de Afogados da Ingazeira e Carnaíba.

Além da iniciativa no Semiárido, Câmara também assinou projeto de lei que enviará à Assembleia Legislativa proibindo veículos à combustão no arquipélago de Fernando de Noronha. A medida, intitulada Noronha Carbono Zero, veta a entrada de carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono, a partir de 10 de agosto de 2022, permitindo apenas a circulação de unidades que já existem na ilha.

A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel de Noronha.

Últimas notícias