NATUREZA

Jardim Botânico do Recife comemora 40 anos com programação especial

Nesta quinta, visitantes do Jardim poderão participar da inauguração de novos espaços, fazer caminhadas e cantar parabéns ao som do Coral do Pró-Criança

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 01/08/2019 às 7:30
Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Nesta quinta, visitantes do Jardim poderão participar da inauguração de novos espaços, fazer caminhadas e cantar parabéns ao som do Coral do Pró-Criança - FOTO: Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Leitura:

O Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste do Recife, está completando 40 anos nesta quinta-feira (1º) e, além de contar com uma programação especial, o espaço estará cheio de novidades para os visitantes. Quem for celebrar as quatro décadas do JBR poderá prestigiar uma apresentação do Coral Pró-Criança e participar de dinâmicas e caminhadas ecológicas. Hoje também será inaugurada uma trilha acessível, o Jardim Passifloraceae - com diversas espécies de maracujás - e um aplicativo educativo com informações sobre o equipamento. 

Esta será a primeira trilha acessível do JBR. Com 50 metros de extensão, o caminho proporcionará a deficientes físicos uma passeio especial pela mata. Enquanto passeiam, visitantes também poderão saber mais sobre cada ponto do espaço com a ajuda de um aplicativo desenvolvido por estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nele, usuários podem acessar as informações em formato de áudio. 

Ver essa foto no Instagram

???????????? O Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste da cidade, está completando 40 anos nesta quinta-feira (1º) e, além de contar com uma programação especial, o espaço estará cheio de novidades para os visitantes. Quem for celebrar as quatro décadas do JBR poderá prestigiar uma apresentação do Coral Pró-Criança e participar de dinâmicas e caminhadas ecológicas. Nesta quinta também será inaugurada uma trilha acessível, o Jardim Passifloraceae - com diversas espécies de maracujás - e um aplicativo educativo com informações sobre o equipamento. Leia mais em JC.COM.BR ou no link da bio - Fotos: Fillipe Jordão/JC Imagem #JardimBotânico #Recife

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe) em

A visita ao Jardim foi o passeio escolhido pelas amigas Maria Julia Ferreira, 7 anos, e Julia Silva, 6, para o fim das férias. Entrando em consenso, as duas disseram que os peixes foram o mais interessante da visita. “A gente gostou dos peixes porque eles são bem grandes. Eu também gostei muito das plantas, eu tenho várias em casa e fiquei muito feliz de conhecer essas outras”, conta Maria Julia, encantada com a variedade de árvores e flores.

Renata Ananias, 5, já tinha visitado o Jardim com a Escola e dessa vez voltou acompanhada da mãe, que ainda não conhecia o espaço. “É um passeio muito legal, educativo e acessível. Por ser de graça, qualquer pessoa pode vir. Eu ainda não tinha vindo e já sei que vou querer voltar. É realmente agradável”, comenta Graziele Ananias, mãe de Renata e técnica de controle de qualidade.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, esta será uma data especial. “É muito bom comemorar 40 anos do Jardim Botânico e de tudo que ele representa para o Recife. São 10,7 hectares de Mata Atlântica preservada dentro da cidade, que podem ser visitadas gratuitamente por qualquer pessoa. Estamos sempre com atividades e prontos para receber não só os recifenses, mas qualquer pessoa que queira desfrutar um pouco desse espaço”, pontua. Só neste ano, mais de 36 mil pessoas visitaram o JBR até o mês.

Agora, com a inauguração do Jardim Passifloraceae, o público poderá contemplar e estudar, além das centenas de espécies variadas de cactos, orquídeas, palmeiras, plantas medicinais e tropicais, espécies exóticas e nativas de maracujá. Considerado um museu vivo da biodiversidade, o Jardim Botânico do Recife está entre os cinco melhores do Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Serviço

A programação comemorativa começa a partir das 10h e entrada é gratuita. O horário de funcionamento é das 9h às 15h30, de terça a domingo. O JBR fica na BR­ 232, km 7,5, no bairro do Curado.

Últimas notícias