ÓLEO NAS PRAIAS

''O banho de mar está liberado'', assegura o secretário de Turismo de Pernambuco

Rodrigo Novaes participou da ‘Resenha Política’ na TV JC para falar sobre o óleo nas praias

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/10/2019 às 18:09
Brenda Alcântara/JC Imagem
Rodrigo Novaes explica que diretorias de Estruturação (DET) e Jurídica estarão a postos para atender o trade - FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, afirmou nesta quarta-feira (30), em entrevista ao programa "Resenha Política", da TV JC, que todas as praias do Estado estão aptas para o banho. Novaes seguiu o mesmo discurso do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que esteve em Pernambuco na semana passada. É bom lembrar que o laudo para liberar o banho do mar, feito pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), só sairá em dez dias.

“O ministro e o secretário da Saúde do estado se posicionaram no sentido de que as praias estão aptas para o banho, antes mesmo da deliberação do laudo que deverá ficar pronto. O banho de mar está liberado e a gente aguarda com ansiedade a respeito do laudo.”, afirmou o secretário.

Rodrigo Novaes disse, ainda, que, se houver proibição do banho nas praias, isso poderá atingir negativamente o turismo no Estado. Com isso, é preciso um "olhar diferenciado" para tratar do desastre ambiental do vazamento de óleo que atingiu todos os estados do Nordeste. 

Assista a "Resenha Política"

A semana começou sem óleo nas praias

A segunda-feira (28) em Pernambuco começou sem novas manchas de óleo no litoral do Estado, apesar de ainda haver a substância em praias já notificadas anteriormente. O cenário é o mesmo para o Nordeste. No sábado, em coletiva de imprensa, a Marinha informou que as praias da região já não apresentavam óleo do vazamento, mas, apenas "pelotas" de petróleo no mar que poderiam ser recolhidas quando chegassem às praias.

O governo já registrou 249 locais afetados. Mais de 1 mil toneladas de resíduos oleosos, diz a nota, foram recolhidos. As ações do grupo continuam em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia - Estados mais atingidos. Em outros locais, de acordo com o governo, a situação é estável.

'Não há novas manchas de óleo chegando'

O governo informou que não foram encontradas, nesse domingo (27), novas manchas de óleo no litoral do Nordeste, atingido pelo vazamento de petróleo observado há quase dois meses. Em nota, o Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), formado por Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, informou que novos resíduos não foram observados chegando à costa pelas equipes de monitoramento.

Últimas notícias