ÓLEO

Governo de Pernambuco afirma que todas as praias estão liberadas para banho

CPRH analisou amostras de todas as praias atingidas pelo óleo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/11/2019 às 16:59
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
CPRH analisou amostras de todas as praias atingidas pelo óleo - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

As praias de Pernambuco atingidas pelo óleo estão aptas para o banho, segundo o Governo do Estado. O resultado das análises de águas das praias atingidas foi divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Governo. Foram examinadas amostras de 16 praias e todas foram consideradas próprias para o banho.

Os estudos, realizados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em parceria com outras instituições, não detectaram presença de hidrocarbonetos, compostos orgânicos encontrados no petróleo e que, em grandes concentrações, podem causar danos à saúde. 

As amostras foram colhidas nos dias 24, 26 e 31 de outubro e passaram por duas baterias de análise. Os laboratórios analisaram o material colhido no litoral dos municípios de São José da Coroa Grande (foz do Rio Persinunga), Tamandaré (Boca da Barra, Carneiros e Tamandaré), Ipojuca (Maracaípe e Muro Alto), Cabo de Santo Agostinho (Suape, Gaibu, Itapuama, Paiva), Jaboatão dos Guararapes (Barra de Jangada), Paulista (Janga e Pau Amarelo), Goiana (Itapessoca) e Ilha de Itamaracá (Jaguaribe e Forte Orange). 

O estudo envolveu a análise de 21 compostos da cadeia de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (tidos como HPAs) e o grupo conhecido por BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno). O Itep avaliou todo este conjunto de substâncias para as amostras de águas colhidas no dia 31 e apenas do BTEX para o material recolhido no dia 26. Em ambos os casos, os níveis desses compostos são tão baixos que os equipamentos não conseguiram detectar. Isso se deve a dois fatores: tempo de exposição do material no ambiente e a hidrodinâmica das marés. 

Já os pesquisadores do laboratório da OrganoMAR (UFPE) avaliaram as amostras colhidas no dia 24 de outubro, fazendo o diagnósico específico para o grupo de HPAs. 

Resultados: 

 

 

Últimas notícias