CONSCIENTIZAÇÃO

Casal ambientalista que roda a América de bicicleta chega a Olinda

Em quase 10 anos de estrada, já foram percorridos mais de 54 mil quilômetros de bicicleta

AMANDA RAINHERI
Cadastrado por
AMANDA RAINHERI
Publicado em 22/01/2020 às 19:31
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Olinda
Em quase 10 anos de estrada, já foram percorridos mais de 54 mil quilômetros de bicicleta - FOTO: Foto: Divulgação/ Prefeitura de Olinda
Leitura:

Em 2010, o então mecânico Cláudio Heleno Rodrigues, de 49 anos, largou tudo o que tinha em prol de um sonho. Queria falar sobre meio ambiente e sustentabilidade para os quatro cantos do mundo. Na época, o carioca vivia em São Paulo e não se conformava com a poluição e os engarrafamentos que deixavam a população presa por horas no trânsito. Em outubro daquele ano, decidiu vender tudo o que tinha e sair sozinho de bicicleta mundo afora para conscientizar as futuras gerações. Em quase uma década, percorreu 54.285 quilômetros, em 10 países da América do Sul. A caminho do Maranhão, Cláudio e a esposa Cristiane do Céu, 41, estão em Olinda, no Grande Recife, até o fim da semana. Na tarde desta quarta-feira (22), realizaram uma palestra na Vila Olímpica do município pernambucano. 

LEIA MAIS:

>> Conheça Anderson Dias, o nordestino que deu a volta ao mundo em tempo recorde

>> Após a graduação, jovem resolve viajar pelo mundo

"Eu vivia na cidade mais contaminada do hemisfério Sul. O congestionamento nos horários de pico fazia com que as pessoas chegassem a gastar seis horas para percorrer uma distância de 18 quilômetros, coisa que eu fazia de bike em meia hora. Percebi que precisava fazer algo em mobilidade sustentável", conta Cláudio, que já percorreu países como Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela desde então. "Nos dois primeiros anos foi difícil desapegar de tudo, não ter roupas cheirosas e comida quentinha na hora certa", confessa. "Mas eu não troco essa vida por nada", completa.

Em um dos retornos ao Brasil, o ex-mecânico acabou conhecendo a esposa Cristiane, que também é carioca. Os dois casaram há um ano e viraram companheiros de viagem. 

Rotina de viagem

A rotina é sempre diferente. "Tem dias que acampamos em postos de gasolina. Aqui em Olinda, estamos com a barraca montada no pátio de um hostel", conta o ativista ambiental. Nas cidades por onde passa, o casal palestra sobre educação ambiental e mobilidade sustentável para estudantes em escolas e em ginásios de esportes. "Nosso foco é conscientizar sobre as futuras gerações, falar sobre o desperdício de água e o impacto da utilização do plástico", conta Cláudio.

Sem apoio financeiro, tudo o que os dois conseguem é fruto da ajuda de quem encontram pelo caminho. Os planos para 2020 são de voltar ao Rio de Janeiro e buscar financiamento para a próxima etapa: a viagem para a Europa. As viagens estão documentadas no Instagram @ciclistaclaudio. Por lá, também podem ser feitas doações. 

Últimas notícias