exame nacional

Enem tem 4,8 milhões de inscritos, prazo termina nesta sexta

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Exame é pré-requisito para quem pretende ingressar no ensino superior

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 14/06/2012 às 18:32
Leitura:

BRASÍLIA - A um dia do término do prazo, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 4,8 milhões, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes interessados em participar da prova tem até as 23h59 desta sexta-feira (horário de Brasília) para fazer a inscrição no site do exame.

O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, fez um apelo para que os estudantes não deixem para se inscrever na última hora. Até as 17h desta quinta-feira (14), os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (799 mil), Minas Gerais (533 mil) e Rio de Janeiro (368 mil).

A confirmação da inscrição só é feita após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos.

Desde 2009, a prova ganhou maior importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

No primeiro dia de Enem (3 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Últimas notícias