Congresso

UFPE sedia encontro nacional de universitários

Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) é organizado pela UNE e reúne quatro mil estudantes

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/01/2013 às 11:55
Leitura:

Estudantes universitários de todo o país se reúnem a partir desta sexta-feira (18) no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A instituição sedia o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O encontro segue até a próxima segunda-feira (21) e conta com a participação de quatro mil universitários.

A cerimônia de abertura acontece às 18h desta sexta no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE. Na ocasião, será lançada a Comissão da Verdade dos estudantes. Com a iniciativa, a UNE pretende investigar o desaparecimento de estudantes brasileiros no período da Ditadura Militar, entre 1964 e 1985.

O ex-ministro de Direitos Humanos do governo Lula, Paulo Vannuchi, vai orientar o trabalho da comissão e estará presente na cerimônia desta noite. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Cláudio Fonteles, também vai acompanhar o lançamento da iniciativa.

Com o tema “A luta pela Reforma Universitária: do manifesto de Córdoba aos nossos dias”, o Coneb promove debates, seminários e atividades culturais durante todo o fim de semana. Representantes do meio acadêmico e de movimentos sociais vão discutir com os universitários temas ligados ao sistema de ensino brasileiro. Os estudantes ainda pretendem realizar atos de reivindicação pela reforma universitária e pela melhoria do sistema de transporte público.

O Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) reúne os representantes de Diretórios Acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) de todo o Brasil. O encontro acontece há 13 anos e antecede a Bienal da UNE, o maior festival estudantil universitário da América Latina. Neste ano, a Bienal acontece de 22 a 26 de janeiro em Recife e Olinda. A programação do 14º Coneb está disponível no site do congresso.

Últimas notícias