Universidade

Centro de Informática da UFPE recebe R$ 40 milhões para estudo de rede 4G

Parceria entre o CIn e a Motorola visa construir uma estrutura dedicada à pesquisa, simulações e testes de redes de dados

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/07/2015 às 10:49
Foto: Divulgação/UFPE
Parceria entre o CIn e a Motorola visa construir uma estrutura dedicada à pesquisa, simulações e testes de redes de dados - FOTO: Foto: Divulgação/UFPE
Leitura:

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ampliou a parceria já existente há 12 anos com a Motorola Mobility e receberá uma estrutura dedicada à pesquisa, simulações e testes de redes de dados de 4G. Com um investimento de R$ 40 milhões, o Projeto Motorola no CIn possibilitará aos estudantes a utilização de aparelhos de ponta, tornando o Brasil um protagonista mundial na tecnologia 4G.

De acordo com o professor Augusto Sampaio, responsável pelo projeto, a parceira é centrada em inovação e formação especializada. “O grupo contará com alunos de mestrado e doutorado, além de professores especialistas no assunto, que abraçarão desafios de curto, médio e longo prazos, potencializando resultados no estado da arte, e da prática, em testes com equipamentos que simulam a rede 4G”, explica Augusto.

“A parceria com a Motorola tanto permite que a empresa conte com a mão de obra especializada formada aqui no CIn, quanto faz com que o Centro de Informática se fortaleça a partir da presença da companhia aqui”, pondera o vice-diretor do CIn, José Augusto Suruagy.

Últimas notícias