iniciativa

Projeto do IJCPM auxilia na preparação de jovens para o Enem

Plataforma digital vai beneficiar 120 alunos da rede pública de ensino do Recife

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 06/08/2015 às 8:01
Foto: Valéria Oliveira/JC
Plataforma digital vai beneficiar 120 alunos da rede pública de ensino do Recife - FOTO: Foto: Valéria Oliveira/JC
Leitura:

Cerca de 120 alunos da rede pública de ensino do Recife podem sair na frente na corrida por uma vaga nas universidades com o auxílio da tecnologia. Os estudantes acabam de ganhar um reforço na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através de uma plataforma digital denominada Ficou Fácil. Com a ferramenta, os alunos terão acesso gratuito a videoaulas, exercícios com conteúdos direcionados, simulados de prova, além de aula presencial uma vez por mês. A iniciativa é promovida pelo Instituto JCPM de Compromisso Social.

A maior parte dos alunos beneficiados com o projeto é da Escola Estadual João Bezerra, localizada em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Estudantes que integram o cursinho preparatório para o Enem oferecido anualmente pelo Instituto também foram contemplados. A proposta é de que a nova ferramenta ajude a democratizar o acesso ao estudo e à aprendizagem. “Nosso objetivo é elevar o potencial do estudante e tentar minimizar as diferenças de base que o jovem da escola pública enfrenta quando comparado ao de um aluno de escola privada”, pontua a coordenadora do IJCPM, Fábia Siqueira.

A plataforma disponibiliza, aproximadamente, mil aulas virtuais com conteúdos de dez matérias trabalhadas no ensino médio. Ao todo, são 30 mil questões separadas por assunto, simulados periódicos, além de exercícios avaliativos ao final de cada aula para fixar o aprendizado. Também estão disponíveis fóruns de discussão com professores e outros estudantes. “Quando desenvolvemos a plataforma queríamos não só um espaço de aulas, com conteúdos disciplinares, mas de interação entre aluno e professor”, explica Felipe Liberal, um dos criadores do Ficou Fácil.

O estudante também vai poder monitorar o andamento do plano de estudos e o nível de aprendizado através de gráficos de desempenho.Embora o serviço seja cobrado para outros usuários, os alunos terão acesso gratuito. Cada estudante  inscrito recebe uma senha para ter acesso ao programa. “A iniciativa é ótima. Agora a gente não precisa estar só no colégio para aprender. Com essa plataforma poderemos trocar ideias e informações com outros estudantes e ainda tirar dúvidas com os professores”, opina a estudante Amanda Gonçalves, 15 anos.

Últimas notícias