Cidadania

Alunos da rede municipal participam de atividade educativa sobre tipos de violência

Trabalho, que contempla cerca de 1,5 mil estudantes, estimula a reflexão sobre as formas de agressão, desde o ato de jogar papel no chão até o bullying

Da editoria de Cidades Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Da editoria de Cidades
Publicado em 17/08/2015 às 10:17
Luciano Ferreira/PCR/Divulgação
Trabalho, que contempla cerca de 1,5 mil estudantes, estimula a reflexão sobre as formas de agressão, desde o ato de jogar papel no chão até o bullying - FOTO: Luciano Ferreira/PCR/Divulgação
Leitura:

Cerca de 1,5 mil alunos de mais duas escolas municipais receberão, nesta segunda (17) e terça-feira (18), a VacinAÇÃO contra a violência. A atividade é realizada pela Prefeitura do Recife e tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os diversos tipos de violência, por meio de ônibus temático, palestras, rodas de debate, jogos educativos e intervenções culturais.

A atividade é desenvolvida pela Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar, em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana. Na segunda-feira, durante todo o dia, a VacinAÇÃO acontece na Escola Antônio Farias Filho, no bairro de San Martin, Zona Oeste da cidade, com cerca de mil alunos.

Já na terça, é a vez da escola Professor Nilo Pereira, em Casa Amarela, Zona Oeste do Recife. No local, haverá atividades culturais e palestras para 500 estudantes, sem o ônibus. "A proposta inclui intervenções culturais, música, artes e teatro, para estimular a reflexão sobre as formas de violência, que contempla o bullying e até o ato de jogar papel no chão", explica o coordenador do Núcleo de  Combate à Violência Escolar, George Pereira.

A programação continua no dia 24, na Escola Edite Braga, em Afogados, e no dia 25, na Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite. A ação vai até o dia 28, na José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra. 

A ideia é incluir quatro mil estudantes durante o mês. Os alunos que fazem parte dos anos iniciais (1º ao 5º ano) participam de atividades dentro de um ônibus temático. Já as turmas dos anos finais (6º ano ao 9º ano) prestigiam apresentações teatrais, movimentos culturais, palestras e  rodas de debates, que abordam temas como drogas, depredação ao patrimônio público, homofobia e violência doméstica. A primeira escola beneficiada foi a Mário Melo, em Campo Grande, Zona Norte da cidade, no último dia 10.

Saiba mais

Inspirada em ações do mesmo tipo que aconteceram em Bogotá, na Colômbia, na década de 1990, as atividades no ônibus pretendem incentivar a cidadania e a cultura de paz entre as crianças, para prevenir episódios violentos no futuro. Os participantes, acompanhados por um responsável, assistem a pequenos vídeos interativos, protagonizados pela Turma do Ben, e escolhem a melhor decisão a ser tomada em situações cotidianas, como assistência a deficientes e idosos e bullying na escola.

Últimas notícias