BOA INICIATIVA

Casas se tornam pontos de leitura em Olinda

Iniciativa da professora Roberta Barros está levando livros infantis para residências de Ouro Preto

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 29/04/2016 às 7:35
Foto: Guga Matos /  JC Imagem
Iniciativa da professora Roberta Barros está levando livros infantis para residências de Ouro Preto - FOTO: Foto: Guga Matos / JC Imagem
Leitura:

Eram 6h30, ontem, quando a dona de casa Alexsandra Santos, 24 anos, estava lendo um livro para os filhos Mateus, 3 anos, e Miguel, 5. Em meio à arrumação para levar o caçula para a escola, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, Grande Recife, ela parou para atender o pedido dos dois. Tem sido assim desde o início do mês quando a residência se transformou em um ponto de leitura. Idealizado pela professora Roberta Barros, o projeto de transformar as casas dos alunos em lugares de estímulo à leitura abertos para a comunidade está ajudando a mudar a realidade de uma área carente de equipamentos culturais.

Além da casa de Alexsandra há mais dois pontos de leitura. Um deles fica próximo à Escola Municipal Base Rural Margarida Alves, na zona rural de Ouro Preto, onde Roberta leciona e a maioria das crianças beneficiadas estudam. Outro está numa casa que fica próxima do aterro sanitário de Peixinhos (antigo lixão).

“A ideia é simples. Colocamos uma pequena estante com 25 livros infantis, uma mesinha de plástico e duas cadeiras. As mães que concordam em receber o projeto abrem suas casas para que crianças vizinhas tenham acesso aos livros”, explica Roberta. “Nas casas dos nossos alunos não existem livros, muito menos um lugar apropriado para o hábito da leitura”, observa a professora. O projeto foi viabilizado pela plataforma Somosprofessores.org.

A cada três meses o ponto de leitura mudará de endereço. Pelo menos 50 pessoas já colocaram o nome na lista de interessados em receber o projeto. Não querem perder a oportunidade de ter em casa histórias escritas por Maurício de Souza, Ziraldo, Ruth Rocha e Jessier Quirino, entre outros autores, que estão divertindo os pequenos leitores matriculados na educação infantil.

“Não tinha o hábito de ler para meus filhos. Agora todos os dias são pelo menos dois livros lidos para eles. Estão adorando”, diz Alexsandra. Na sua casa, o ponto de leitura foi montado no corredor, ao lado da sala de estar. Virou ponto de encontro para garotos da vizinhança.

Para a dona de casa Andreza Maurício, 27, a colocação de um ponto de leitura no seu terraço trouxe uma alegria maior. Sua primogênita, Izabela Maurício, 6 anos, está com leucemia. Sem poder frequentar a escola por causa da quimioterapia, a menina está curtindo os livros e, mais ainda, ter a casa sempre com alguém interessado nos livros. “É bom porque minha filha não fica sozinha e diminui a saudade da escola. E os livros divertem as crianças”, comenta Andreza.

Últimas notícias