EDUCAÇÃO

Quinze municípios pernambucanos terão apoio para avançar na educação

Parceria será com o governo estadual, instituições do 3º setor e empresas privadas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 29/06/2016 às 6:32
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Parceria será com o governo estadual, instituições do 3º setor e empresas privadas - FOTO: Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Leitura:

Quinze municípios pernambucanos vão contar com ajuda do governo estadual para aperfeiçoar o ensino ofertado na educação infantil e no ensino fundamental e que, por lei, são de responsabilidade das prefeituras. A ideia é aproveitar a experiência do Estado, que nos últimos anos vem melhorando o desempenho em importantes indicadores que medem a qualidade educacional, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação. No ensino médio, por exemplo, Pernambuco passou da 21ª posição em 2007 para a 4ª em 2013.

Batizado de Educação Integrada, o programa foi lançado ontem pela manhã no Palácio do Campo das Princesas, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, pelo governador Paulo Câmara e prefeitos dos municípios atendidos. Instituições do terceiro setor e empresas privadas vão contribuir com recursos financeiros, material ou equipes técnicas. A iniciativa é um piloto e vai acontecer até 2018. A promessa do Estado é depois expandir para outras cidades.

Serão quatro eixos de atuação: educação infantil, alfabetização, gestão escolar e educação integral. “A implantação de uma rede de escolas com ensino integral é uma ação que vem dando certo em Pernambuco. Começou em 2004, se expandiu a partir de 2007 e hoje temos 335 colégios. Queremos que os municípios ofertem também escolas integrais. Cada uma das 15 cidades do programa vai criar uma unidade dessas no próximo ano”, explicou o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio. Para ajudar na adequação dos colégios o Estado estima desembolsar R$ 10 milhões.

Noventa e três mil alunos de 447 escolas municipais vão ser beneficiados pelo programa. A definição das cidades atendidas, que juntas somam uma população de cerca de 787 mil habitantes (o Estado tem 9,2 milhões de moradores, aproximadamente), levou em conta a avaliação de indicadores educacionais, como o Ideb e a taxa de abandono, e sociais, como o IDH. Segundo Frederico, esses municípios estão com desempenho mediano.

O Pacto pela Educação, modelo de gestão baseado no acompanhamento de metas, é outra iniciativa do Estado que deverá ser aplicadas nas redes municipais. “Avançamos no ensino médio. Percebemos a necessidade de incorporar esses avanços também no ensino fundamental e na educação infantil. O programa vai integrar boas experiências. Queremos uma educação de qualidade para todos os pernambucanos, independentemente dele estudar numa escola do Estado ou da rede municipal”, destacou Paulo Câmara.

ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização dos alunos até concluírem a 3ª série do ensino fundamental é um dos principais desafios das rede municipais de ensino de Pernambuco. Em Camaragibe, cidade da Região Metropolitana do Recife e uma das 15 contempladas no Programa Educação Integrada, um em cada quatro alunos é reprovado.

“A taxa de reprovação é muito elevada, cerca de 25%. Para nós, assim como em outros municípios, é crucial diminuir esse índice e melhorar o ciclo de alfabetização. A parceria com o Estado será importante para nos ajudar nessa tarefa”, destacou a secretária de Educação de Camaragibe, Adriana Dantas. A rede municipal tem cerca de 9 mil alunos, 400 professores e 28 escolas.

Na Escola Municipal José Collier, na Vila da Fábrica, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, estudam 435 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. “Gosto da escola, a gente aprende e brinca”, conta Carlos Rodrigo Souza, 9 anos, aluno do 4º ano. “Os professores são legais”, afirma Vitória Larissa, 9, da mesma série.

Últimas notícias