SUPERAÇÃO

No Palácio do Campo das Princesas, ex-cortador de cana e médico recém-formado pede investimento em educação

Em sua segunda visita ao palácio, a primeira como médico formado, ele relembrou sua história e falou sobre o futuro.

AMANDA RAINHERI
Cadastrado por
AMANDA RAINHERI
Publicado em 06/07/2016 às 22:00
Foto: Ricardo Labastier/ JC Imagem
Em sua segunda visita ao palácio, a primeira como médico formado, ele relembrou sua história e falou sobre o futuro. - FOTO: Foto: Ricardo Labastier/ JC Imagem
Leitura:

Mais investimento em educação. Para o ex-cortador de cana e recém-formado médico Jonas Lopes da Silva, 30, esse é o caminho que o governo deve seguir para que outros jovens de origem pobre possam conquistar o tão sonhado diploma. Em sua segunda visita ao Palácio do Campo das Princesas, na tarde desta quarta-feira (06), a primeira como médico formado, ele relembrou sua história e falou sobre o futuro

Exemplo de determinação e perseverança, Jonas não pretende parar de estudar. O rapaz nascido em Palmares e criado em Joaquim Nabuco, Zona da Mata pernambucana, afirmou, em conversa com o governador Paulo Câmara, que quer atuar no Estado. “Vou tentar residência aqui e em São Paulo. Lá é mais fácil e eu quero ingressar logo. Mas mesmo estudando fora, é aqui que quero trabalhar”, contou Jonas, que sonha em ser cardiologista.

Para isso, deve se candidatar a uma vaga no Pronto- Socorro Cardiológico Universitário da da Universidade de Pernambuco (Procape/ UPE) e nas universidades paulistas Unifesp e USP.

Enquanto a prova da residência médica não chega, o doutor Jonas Lopes tem endereço garantido. Segundo o prefeito de Joaquim Nabuco, João Carvalho, uma recepção será feita nesta sexta-feira (08) às 11h na cidade e uma portaria será assinada para que o “primeiro médico filho de Joaquim Nabuco” trabalhe na terra onde cresceu. O primeiro plantão acontece já neste domingo (10). 

Durante o encontro, que durou cerca de 30 minutos, Jonas falou sobre a morte do ex-governador Eduardo Campos, a fama repentina e a emoção da colação de grau, que aconteceu no último dia 29 no Teatro Guararapes, em Olinda, ocasião em que foi homenageado pelos colegas.

“Eu tentei segurar a emoção, mas quando vi meus pais chorando, passou o filme todinho na minha cabeça”, contou emocionado. Quinto dos sete filhos de dona Edileusa, Jonas trabalhou ao lado da mãe dos 7 aos 15 anos de idade cortando e limpando cana-de-açúcar nos engenhos de Joaquim Nabuco, onde mora sua família. 

Foram muitos os desafios enfrentados para que o pernambucano de origem humilde pudesse exibir ao governador do Estado a suada carteira de médico. O número do registro, Jonas sabe de cor. Simboliza uma vitória que vai muito além de uma titulação.

Para o governador Paulo Câmara, Jonas é um exemplo. “Com certeza vai ser um cardiologista que vai salvar muitas vidas. Ele passou por muitos obstáculos, mas acreditou em si mesmo e no estudo”.

“Ninguém deve se achar vítima. Dificuldades existem para pobres e ricos. A questão é ser determinado e ter fé. É como eu sempre digo: o belo da vida não é a vitória, mas sim as batalhas. A gente não deve desistir dos sonhos, deve sempre acreditar neles”, defendeu o doutor. Sobre o futuro, Jonas garante: esse é só o começo. 

Últimas notícias