EDUCAÇÃO

Um mundo de livros à disposição da criançada na Biblioteca Pública Estadual

Acervo de 13 mil livros infantis pode ser consultado pela garotada de 2ª à 6ª feira. Neste mês tem programação especial de férias

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 23/07/2016 às 7:40
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem
Durante as manhãs, eles contam "Histórias de Bom Dia". Já no final da tarde é a vez das "Histórias de Boa Noite". - FOTO: Foto: Fernando da Hora / JC Imagem
Leitura:

Um rico acervo de 13 mil livros infantis está à disposição de pequenos leitores na Biblioteca Pública Estadual, que funciona ao lado do Parque 13 de Maio, bairro de Santo Amaro, área central do Recife. De Ruth Rocha a Monteiro Lobato, não faltam opções de autores e títulos para entreter crianças e adolescentes. É uma boa opção de lazer neste fim de férias e no restante do ano. E este mês, para incrementar a visita, há programação especial e gratuita para a garotada.

O espaço infantil está provisoriamente instalado num dos salões de leitura, no térreo da biblioteca. O local onde sempre funcionou, no subsolo do prédio, está fechado há mais de cinco anos. Segundo a diretora da biblioteca, Roberta Alcoforado, com a recente conclusão da obra do mezanino será possível, agora, reformar a área voltada para as crianças. “Vamos pintar e trocar o piso e a parte elétrica. Espero até o fim do ano terminar a reforma e reabrir o setor infantil no seu local definitivo”, afirma Roberta.

Os visitantes podem retirar, a cada vez, dois livros. É permitido ficar com os exemplares por 15 dias. O cadastramento é simples: basta levar comprovante de residência e mostrar a carteira de identidade e o CPF de um responsável adulto. Por mês são emprestados entre 50 e 60 livros. “É pouco, queremos aumentar. O acervo é bem diversificado, as crianças que conhecem adoram”, observa o chefe do setor infantil, Hélio Monteiro.

A professora Maria Izabel Lima, 42 anos, levou as filhas Manuela, 9, e Mariana, 10, para conhecerem o espaço. “Com o avanço da tecnologia as crianças estão perdendo o gosto pela leitura. Elas gostaram tanto que a primeira coisa que perguntaram era se podiam ser sócias”, relata Izabel.

A biblioteca não abre aos sábados. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 20h45, o que dificulta um melhor aproveitamento do espaço infantil pelas famílias cujos pais trabalham. A direção sabe da importância de abrir o equipamento no fim de semana. A limitação é de pessoal para trabalhar. “Vamos tentar reorganizar as escalas para funcionar aos sábados”, assegura Roberta.

A partir de agosto a ideia é dinamizar o setor infantil com atividades semanais, como contação de histórias, jogos de tabuleiro e exibição de filmes. Com isso, a expectativa é de aumentar a frequência de crianças, atualmente entre 10 e 15 por dia (toda a biblioteca recebe em média 1.200 pessoas diariamente). “A garotada transmite uma energia muito boa. E nosso papel é estimular a formação de novos leitores. Estamos reforçando a relação com as escolas do entorno para que aproveitem mais nosso espaço”, explica Hélio.

Ana Carolina Santos, 6, participou da contação de histórias, uma das atividades de férias. “Gostei porque tem muitos livros e outras crianças para brincar. Acho divertido ler. É legal porque eu aprendo coisas novas”, comenta a menina, que na semana passada levou emprestado o livro Um Mundinho para Todos, da paulista Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. “Achei ótima a programação porque reúne educação, recreação e a um custo zero”, destaca a mãe dela, Adriana Santos.

Na próxima segunda-feira (25) terá cineminha (9h30 e 14h30), quarta (27) haverá maratona de jogos de tabuleiro (9h e 14h) e na sexta novamente jogos de tabuleiro (14h).

Últimas notícias