DOAÇÃO

Evento de doação de kits escolares será realizado no Parque Dona Lindu

No dia também vai ocorrer uma feira de troca de livros

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 24/03/2017 às 14:21
Foto:Thomaz Silva/Agência Brasil
No dia também vai ocorrer uma feira de troca de livros - FOTO: Foto:Thomaz Silva/Agência Brasil
Leitura:

Um evento beneficente para crianças e jovens, com a doação de kits de material escolar, vai ser realizado neste sábado (24), a partir das 15h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Organizado pela ONG Visão Mundial, a campanha #DoeUmaEscolha objetiva beneficiar cerca de sete mil alunos em sete estados brasileiros. Apenas na capital pernambucana, estão previstas que, em média, mil crianças que vão receber os kits.


Essa campanha iniciou ano passado. A Visão Mundial já desenvolvia ações voltadas para a educação, sendo esse evento direcionado aos direitos da infância, além de ser a primeira data que vincula os trabalhos de educação infantil ao período de volta às aulas. Em 2016, foi feita uma campanha para arrecadar livros de história a fim de organizar espaços de leitura em todo o Brasil. Foram mais de 600 livros apenas em Recife.
Para este ano, a ideia não é somente arrecadar kits de material escolar, mas também promover ações de revitalização dos espaços das escolas. Em Recife, a escolhida para receber os materiais foi a Escola Estadual Comandante Luiz Gomes, que fica no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da cidade. No sábado passado, foram feitos pintura da fachada e organização de locais de convivência para os alunos. “Essa escola fica numa área onde a Visão Mundial já desenvolve ações e tem muitas crianças que estão inscritas no projeto, o que a torna prioritária para a gente, além de ser uma escola que apresenta uma estrutura física que necessita mais de apoio e intervenção”, explicou a assessora nacional de educação da Visão Mundial, Andrea Freire. “Embora o Estado forneça o material, ele nem sempre chega no início do ano letivo. Por isso, essa campanha contribuiu para que as crianças tenha esse material no começo do ano”.
Neste sábado, o evento no Dona Lindu vai contar com atrações como a cantora Joanah Flor e o mágico Rodrigo Lima, além dos voluntários da instituição que irão fazer brincadeiras com as crianças. No local, as pessoas que desejarem também poderão levar kits de material escolar para serem entregues na hora. No entanto, o parque só irá receber neste dia. Até o fim de março, os pontos de coleta fixos serão a sede da Visão Mundial, Colégio Fazer Crescer, no bairro do Rosarinho; Escola Bem Me Quer, em Boa Viagem; Colégio Ethos, em Casa Forte; e Colégio Grande Passo, no bairro de Setúbal. Doações podem ser feitas também por meio do site visaomundial.org/doeumaescolha. Além da doação de kits didáticos, vai acontecer uma feira de troca de livros, em parceria com o blog Menos1naestante.
De acordo com a organização, em 2016 foram feitas doações de 42.564 livros paradidáticos. No período de fevereiro e março também foram feitas doações em dinheiro, que somaram quase R$14 mil.

Visão Mundial 

A Organização Sem Fins Lucrativos Visão Mundial existe há 42 anos e faz trabalhos nas áreas de educação, desenvolvimento econômico, promoção da cidadania e proteção. O objetivo principal é ajudar na superação da pobreza e da exclusão social. Sua atuação ocorre em cerca de 100 países e em 10 estados brasileiros e beneficiou 2,7 milhões de pessoas. As mais de 80 mil crianças atendidas anualmente pela Visão Mundial se encontram, em sua maioria, em situação de vulnerabilidade. “Queremos estimular uma sensibilização por parte das pessoas em relação à qualidade da escola pública, da necessidade do engajamento e pela melhoria da qualidade da educação”, conclui Andrea.

Últimas notícias