PROGRAMA

Intercâmbio cultural leva alunos da rede pública a Portugal

O programa "Era uma vez... Brasil" visa incentivar os estudantes a conhecer as histórias do Brasil e Portugal. Podem se inscrever alunos do oitavo ano da rede pública da cidade de Belo Jardim

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 08/04/2017 às 9:01
Foto: Divulgação
O programa "Era uma vez... Brasil" visa incentivar os estudantes a conhecer as histórias do Brasil e Portugal. Podem se inscrever alunos do oitavo ano da rede pública da cidade de Belo Jardim - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O projeto “Era Uma Vez... Brasil”, que vai levar estudantes do oitavo ano do ensino fundamental para um intercâmbio de dez dias em Portugal, está com inscrições abertas até dia 12 de maio. Podem participar alunos de escolas públicas da cidade de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, que são parceiras da iniciativa. O lançamento oficial da edição 2017 do programa será feito na próxima terça-feira (11), no Cine Teatro Cultura da cidade, às 8h.

O programa “Era Um Vez... Brasil” já realizou outras duas edições que, apenas no ano passado, teve 680 crianças e adolescentes inscritos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental. No final de 2015, o Instituto Conceição Moura, que se envolve com ações da educação pública, se interessou pela iniciativa e começou a apoiar o projeto. “É uma proposta que resgata o período de 1808 a 1821, quando a família real estava no Brasil. Dá um destaque à essa época da história do país, trazendo novas formas de abordar esse conteúdo com os jovens”, disse a coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura, Brenda Braga. Durante o processo seletivo para a escolha dos vinte estudantes que vão fazer o intercâmbio para Portugal, previsto para a primeira semana de novembro, os alunos têm a oportunidade de produzirem materiais que serão apresentados na viagem. São três etapas de seleção: na primeira, ocorre uma capacitação dos professores. Por seis encontros até junho, os docentes serão estimulados a incentivar os alunos à pesquisa e à leitura. Ao final dessa etapa, os estudantes terão que produzir histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto. Os cem melhores materiais serão seguem para a segunda fase. Nessa, os inscritos farão parte de um campus durante sete dias, em tempo integral, onde vão ter contato com diversas oficinas de música, teatro, audiovisual e capoeira. Novamente serão escolhidos os cem melhores alunos que produzirem um tirinha para compor o livro “O Dilema de Dom João”, que vai ser distribuídos nas escolas e bibliotecas do Brasil e de Portugal. Essa é a última etapa é a decisiva para escolher os alunos que farão o intercâmbio.

Presença especial

Na viagem, além de serem acompanhados por um professor, os estudantes também vão ter a companhia do escritor Laurentino Gomes, autor da trilogia de livros que fala sobre a vinda da família real ao Brasil, em 1808, até a proclamação da República, em 1889. O escritor vai estar ao lado dos alunos, assim como no ano passado, durante os passeios no país europeu, explicando monumentos e lugares que fazem parte e entrelaçam as histórias das duas nações. “Avaliamos positivamente essa iniciativa porque envolve também os professores, além de dar a oportunidade para esses alunos de irem a Portugal por duas semanas. É uma grande oportunidade dos jovens conhecerem, terem essa experiência”, pontuou Brenda.

O programa é financiado pela lei rouanet e tem o apoio das Secretarias de Educação de Belo Jardim e Estadual. Ao todo, são nove escolas municipais e estaduais que podem participar do programa porque têm turmas de oitava série. Está previsto que ao menos mil alunos se envolvam com o projeto este ano. Para se inscrever e ter acesso ao regulamento completo, acesse o site https://www.eraumavezbrasil.com.br/.

Últimas notícias