Suspensão

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte

Livro foi distribuído ainda na gestão Dilma, entre os anos de 2013 e 2014

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/06/2017 às 12:08
Foto: reprodução
Livro foi distribuído ainda na gestão Dilma, entre os anos de 2013 e 2014 - FOTO: Foto: reprodução
Leitura:

Em vídeo publicado em sua conta no Facebook na manhã desta sexta-feira (9), o ministro da Educação (MEC) Mendonça Filho, confirmou o recolhimento do livro "Enquanto o sono não vem", que aborda temas como incesto, tortura e morte.

A obra, distribuída para crianças entre seis e oito pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) ainda na gestão Dilma, traz "A triste história de Eredegalda", conto que trata sobre a vontade de um rei de casar com a mais bela de suas três filhas. Ao ser negado, o rei lhe aplica um castigo e a jovem acaba morrendo de sede.

"Chegamos a conclusão de que a melhor solução seria o recolhimento desses livros distribuídos", comentou Mendonça.

Retirada das escolas

Classificado como 'inadequado' pelo ministro, o livro começa a ser retirado das escolas nesta sexta e, na época, foi avaliado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em livrarias, a obra pode ser encontrada por R$ 40.

"O livro é inadequado. Ele obedeceu aos critérios técnicos históricos do MEC, foi adquirido a partir desse processo ainda na gestão Dilma de 2013 e 2014 com parecer técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)", explicou.

 

Últimas notícias