EDUCAÇÃO

Veja as escolas mais concorridas na rede estadual para o ensino médio

A pedido do JC, Secretaria de Educação de Pernambuco listou as 10 escolas mais disputadas. Oito são integrais e duas regulares

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 17/11/2017 às 9:01
Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
A pedido do JC, Secretaria de Educação de Pernambuco listou as 10 escolas mais disputadas. Oito são integrais e duas regulares - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

Qualidade no ensino, com dedicação dos professores e boa infraestrutura são pontos considerados importantes por alunos e pais antes de realizar matrícula nas escolas estaduais pernambucanas. Levantamento da Secretaria Estadual de Educação, a pedido do JC, revela que das 10 unidades do ensino médio mais procuradas ano passado e que têm vagas para 2018, oito trabalham em horário integral e duas são do ensino regular. As matrículas começaram ontem e seguem até 30 de dezembro, com a oferta de 82.080 vagas para novatos. Em pouco mais de dez horas, das 7h às 17h20 de ontem, a secretaria registrou o ingresso de 10.046 novos alunos na rede.

A Escola Governador Barbosa Lima oferece ensinos fundamental e médio em horário regular (um turno de aula). É uma das que estão na lista das 10 mais concorridas. A boa localização – fica na Avenida Agamenon Magalhães, nas Graças, Zona Norte do Recife – é um dos atrativos. A unidade se destaca pela inclusão de alunos com deficiência, sobretudo surdos. São 158 em um universo de 1.281 estudantes.

“O contato com colegas com deficiência auditiva, a qualidade dos professores, os eventos que a escola promove e a gestão são as coisas legais daqui”, diz Mayara Saturnino, 16 anos, do 3º ano do ensino médio. Ela estuda na Barbosa Lima há cinco anos. “O prédio é amplo. Poderiam climatizar as salas, pois há muito barulho e calor. Os banheiros precisam de melhorias. Temos laboratórios, só que não são usados. Mas gosto muito dos professores, o ensino é bom”, conta Anderson Domingos, também concluinte do ensino médio.

Na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Fernando Mota, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, as 250 vagas abertas para o 1º ano foram preenchidas ontem mesmo. Não houve vaga para o 2º ano. No 3º ano foram disponibilizadas 90. Até o fim da tarde só restavam oito. O horário integral, com aulas das 7h30 às 17h, é oferecido apenas para o 1º ano.

“Temos uma equipe docente muito comprometida e organizada. Somos rigorosos com a disciplina. Se falta um professor, não liberamos os alunos. Colocamos outro em sala ou até mesmo uma de nós da coordenação vai dar aula”, ressalta a gestora da Erem, Micheline Cavalcanti. A escola ganhou uma quadra e começou a climatizar as salas de aula.

“Acho o espaço pequeno para a quantidade de alunos, principalmente porque a gente do integral passa o dia na escola. Mas os professores são ótimos”, comenta Pedro Guilherme Rocha, 15, aluno do 1º ano. “O ensino é bom. Estudo no Fernando Mota desde o 6º ano. A escola está mais organizada. O sinal da internet poderia ser melhor”, afirma Geovana Gomes, 16, da mesma série de Pedro.

PESQUISA

Uma boa dica para pesquisar a qualidade das escolas públicas é consultar o desempenho delas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação a cada dois anos (www.ideb.inep.gov.br). Na plataforma QEdu, mantida pela Fundação Lemann, é possível ter uma radiografia detalhada da qualidade do ensino por escola. As matrículas na rede estadual são exclusivamente online, no endereço www.matricularapida.pe.gov.br.

 AS MAIS PROCURADAS

As 10 escolas estaduais mais disputadas, no ensino médio, considerando a matrícula feita ano passado e que têm vagas para 2018, segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco

Ensino regular
Escola Governador Barbosa Lima, nas Graças, Recife
Escola Antônio Padilha, bairro José e Maria, em Petrolina

Ensino integral
Erem Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife
Erem Professor Trajano de Mendonça, em Jardim São Paulo, Recife
Erem Professor Fernando Mota, em Boa Viagem, Recife
Erem Santa Ana, em Rio Doce, Olinda
Erem de Paulista, na Vila Torres Galvão, em Paulista
Erem Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe
Erem Nicanor Souto Maior, em Indianópolis, Caruaru
Erem de Garanhuns, em Heliópolis, em Garanhuns

Últimas notícias