OAB

Presidente da OAB-PE responde a estudante que fez convite de formatura sincero

O presidente da OAB disse que sente pena do jovem que, almejando apenas a riqueza, fez um curso que denomina "desgraçado"

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/12/2017 às 17:40
Reprodução/Facebook
O presidente da OAB disse que sente pena do jovem que, almejando apenas a riqueza, fez um curso que denomina "desgraçado" - FOTO: Reprodução/Facebook
Leitura:

Depois do convite sincero de formatura postado nas redes sociais pelo formando do curso de direito, Lucas Lima Jansen, do Recife, 23 anos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Preuss Duarte, respondeu ao estudante em uma rede social. Lucas viralizou na internet com seu convite de formatura que trazia relatos de sua experiência na universidade.

A postagem do jovem teve mais de 60 mil curtidas e cerca de 33 mil compartilhamentos. No texto, Lucas afirma que no início da faculdade sentia-se empolgado, mas logo estava “surtando com os assuntos acumulados, vários trabalhos pra entregar, provas cujo único objetivo era fo... com minha vida social”. Além disso, para se referir à prova da OAB, utilizou a expressão “maldita”, e, no final, disse que não estudava para ser doutor, mas para ser rico.

Na resposta, o presidente da OAB relembra seus momentos na universidade, quando cursava direito: seu sonho de infância. Ronnie diz que lembra com saudade dos tempos da faculdade, e que reverencia seus mestres, levando com ele uma gratidão pelos valiosos ensinamentos. Ele ainda afirma, em contraposição à fala de Lucas, que jamais foi motivado por ganhos, mas por sua paixão e pela nobreza do ofício.

Ronnie afirma: “Ao fim e ao cabo, fui tomado por um profundo sentimento de pesar pelo emissário do tal convite. Senti pena do jovem bacharel que, almejando apenas a riqueza, fez um curso que para ele foi tido como “desgraçado”, que via as provas como algo cujo único propósito era “fo...” a sua vida social e que tinha raiva dos colegas, qualificando de “tormentoso” o simples ato de pisar na faculdade.”

No final do texto, o presidente da OAB ainda diz que, se o fosse permitido, daria um conselho para que Lucas não seguisse a advocacia: “Por tudo o que li, tenho a certeza de que nela você poderá até ficar rico, mas muito dificilmente conseguirá ser feliz!”

Opiniões

Muitos internautas acreditam que o texto do estudante Lucas foi uma brincadeira e requer senso de humor, já outros acham que foi uma falta de respeito e bom senso.

Últimas notícias