EDUCAÇÃO

SJCC promove seminário de educação na Zona da Mata Sul

Evento é o quarto realizado pelo Sistema Jornal do Commercio, com foco em alfabetização. Será em Barreiros, nesta segunda-feira

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 26/02/2018 às 6:09
Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Evento é o quarto realizado pelo Sistema Jornal do Commercio, com foco em alfabetização. Será em Barreiros, nesta segunda-feira - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

O debate sobre a necessidade urgente de melhorar a alfabetização no Estado e no País chega hoje à Zona da Mata Sul. Professores, prefeitos, secretários municipais de Educação e outros gestores públicos estarão reunidos no câmpus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Barreiros. Será o quarto seminário Pernambuco pela Educação, realizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), sete de cada 10 alunos pernambucanos têm desempenho ruim em leitura e cinco em escrita.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares, é um dos convidados. Ele vai apresentar a política de alfabetização e formação do professor organizada pelo governo federal. Uma das ações é o Programa Mais Alfabetização, que deve atender 4,2 milhões de alunos em todo o Brasil. Integra o Plano Nacional de Alfabetização, lançado pelo MEC no ano passado, com expectativa de investimentos de R$ 523 milhões.

O presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, também estará no seminário. Caberá a ele mostrar o cenário preocupante da alfabetização brasileira e a repercussão que o aprendizado deficiente tem ao longo da vida escolar de crianças e adolescentes. O ministro da Educação, Mendonça Filho, completa a lista de convidados do seminário. Após as palestras, Rossieli, Magalhães e Mendonça participarão de um debate, mediado pela jornalista Ismaela Silva.

“A série de seminários visa alertar para a necessidade de melhorias na alfabetização e educação básica, de forma a ajudar as novas gerações a ingressarem no mundo do trabalho. A ideia é chegarmos a várias regiões do Estado, debatendo com professores, gestores em educação e empresários que queiram colaborar nesse processo que tem que ser contínuo para ser eficiente”, destaca a diretora de conteúdo digital do SJCC, Maria Luiza Borges.

PARCERIA

O seminário faz parte do Movimento Pernambuco pela Educação, lançado pelo SJCC em dezembro do ano passado. O evento tem o apoio da TV Escola e do Instituto Ayrton Senna. Há a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Os dois primeiros encontros aconteceram em dezembro do ano passado, nas cidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. No início deste mês houve o terceiro, realizado em Goiana, na Zona da Mata Norte.

Últimas notícias