EDUCAÇÃO

Faculdade Fafire ganha nota 5 do MEC

Há 77 anos no mercado educacional, Faculdade Fafire ganha nota 5 após recredenciamento do MEC, crescendo em tempos de crise

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/03/2018 às 6:00
Luiz Pessoa/JC360
Há 77 anos no mercado educacional, Faculdade Fafire ganha nota 5 após recredenciamento do MEC, crescendo em tempos de crise - FOTO: Luiz Pessoa/JC360
Leitura:

Após o último recredenciamento das instituições de ensino superior, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) se tornou, no âmbito de organização acadêmica, a única faculdade de Pernambuco a ter conceito 5, considerada nota máxima. A informação foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira.

Agregada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através de um decreto-lei, a Faculdade Fafire não tem fins lucrativos e está no mercado educacional há 77 anos. A direção atribui tanto sucesso, entre outros fatores, ao seu modelo político-pedagógico próprio, que há quase oito décadas une um trabalho de formação integral e valorização, tanto dos professores e funcionários como dos alunos. “O recredenciamento institucional e a nota de excelência junto ao MEC são chancelas dadas pela maior instância da educação, reconhecendo todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por esta casa de educação no ontem e no hoje da nossa história de educação superior de qualidade”, afirma a Presidente da Mantenedora do Grupo Doroteias no Brasil e Diretora Geral da Fafire, Irmã Maria das Graças Soares da Costa, professora e mestre em administração.

A faculdade atua nas áreas de negócios, saúde e educação. São 11 cursos de graduação e 60 pós-graduações, todas presenciais, com atividades de ensino, pesquisa e extensão – muito além das exigências do MEC para faculdades. “Oferecemos ensino, pesquisa e extensão, porque acreditamos que dependemos desse tripé na formação acadêmica para que o aluno tenha uma formação de qualidade e atue de forma ética e cristã no mercado de trabalho”, diz.

Agora, com a nota do MEC, podem alçar voos ainda maiores. “Manter nosso padrão de excelência, ampliar a oferta de novos cursos e expandir com novas unidades são algumas das nossas metas institucionais. Estamos nos preparando para isso”, garante.

Além do conceito 5 do Ministério da Educação, a Faculdade Fafire também foi premiada com o Great Place to Work (GPTW), prêmio que destaca as melhores empresas para se trabalhar. “Tudo isso é fruto de um planejamento estratégico, nada é obra do acaso”, lembra o economista e coordenador geral administrativo da Fafire, Uranilson Carvalho. Nossos números mostram que o crescimento da FAFIRE é uma realidade, mesmo em tempos difíceis para a economia e para o setor educacional. “Apenas entre os anos de 2015 e 2018, a taxa de expansão de matrículas na Fafire foi de aproximadamente 30%.  Paralelo a este crescimento, identificamos que a profissionalização do quadro funcional, a gestão colegiada, a política de acolhimento dos alunos e a sua identidade institucional, com uma pedagogia própria, nos levaram a destacar a FAFIRE no cenário nacional e a reposicioná-la no mercado educacional local”, conclui o economista.

Últimas notícias