MOTIVAÇÃO

Professor Fernando Beltrão lança livro para motivar vestibulandos

O livro Eu, um vencedor será lançado neste domingo no Shopping RioMar

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 05/05/2018 às 7:16
Foto: Guga Matos / JC Imagem
O livro Eu, um vencedor será lançado neste domingo no Shopping RioMar - FOTO: Foto: Guga Matos / JC Imagem
Leitura:

A seis meses das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para 4 e 11 de novembro, muitos estudantes já estão com os nervos a flor da pele. Com experiência de mais de 30 anos preparando jovens para encarar vestibulares e outros concorridos processos seletivos, o professor Fernando Beltrão lança neste domingo, no Shopping RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife, o livro Eu, um vencedor, a partir das 15h. A publicação traz reflexões e lições para motivar qualquer pessoa que esteja se preparando para o Enem ou concursos públicos. Serve também para aqueles que buscam vencer na vida.

O livro tem cem pequenas histórias, lendas ou fábulas, muitas delas enviadas por alunos e ex-alunos. A partir de cada uma, Fernandinho, como é mais conhecido, faz um link do conteúdo dela com a realidade dos estudantes. “Uso a reflexão como modo de estimular o jovem a modificar atitudes, incorporar novas ideias e potencializar seus resultados”, explica o professor. Para facilitar a leitura, ele dividiu a escrita em cinco capítulos: Motivação, Estratégias, Ética, Obstáculos e Atitude.

BATE-PAPO

Fernandinho escreve como se estivesse conversando com um filho. E foi justamente seu único herdeiro, Davi, hoje com 6 anos, que serviu de inspiração para o livro. “Mantinha diálogos com meu filho, quando ele ainda estava na barriga da mãe. Davi deu muito trabalho pra nascer porque minha esposa não conseguia engravidar. Digo que ele é a vitória do menino improvável. É um vencedor, daí o título do livro”, relata. Quando o garoto completou ano, Fernandinho reuniu as histórias numa publicação caseira e presenteou amigos com os textos que hoje estão no livro.

“Enfrentar um Enem, um vestibular ou um concurso público é tarefa para gigantes. Muitos tentam, nem todos conseguem. Não dá pra vencer sem estratégia. Não é possível obter sucesso sem esforço e atitude. E não há caminhada sem obstáculos”, ressalta o professor. Mas Fernandinho esclarece que não há fórmula pronta na publicação. “O que o leitor encontrará são textos repletos de sensibilidade e força, capazes de tocar o coração. Porém não há no livro soluções prontas. Elas estarão dentro de cada um”, observa.

Antes da sessão de autógrafos, que será no auditório do Teatro Eva Herz, no Shopping RioMar, haverá uma palestra de Fernandinho gravada em vídeo com cerca de 20 minutos de duração. O livro estará à venda na Livraria Cultura por R$ 32,90.

 

Últimas notícias