EDUCAÇÃO

Feras já podem se inscrever no vestibular do IFPE

Provas serão dia 1º de julho. Há 2.585 vagas em 42 cursos técnicos e superiores. Inscrição vai até 10 de junho

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/05/2018 às 11:10
Foto: Divulgação Ascom IFPE
Provas serão dia 1º de julho. Há 2.585 vagas em 42 cursos técnicos e superiores. Inscrição vai até 10 de junho - FOTO: Foto: Divulgação Ascom IFPE
Leitura:

Estudantes que pretendem ingressar ainda este ano no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) devem ficar atentos ao calendário. Já estão abertas as inscrições para o vestibular da instituição. Interessados devem se cadastrar até 10 de junho. As provas serão dia 1º de julho.

As aulas terão início em agosto. Serão oferecidas 2.585 vagas em 42 cursos técnicos e superiores. Os candidatos podem estudar em uma das unidades acadêmicas distribuídas em 16 cidades pernambucanas.

A inscrição é online  e custa R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para os superiores. O pagamento pode ser feito até 11 de junho em qualquer agência do Banco do Brasil.

De hoje até quinta-feira (dia 24) candidatos que desejarem pedir isenção da taxa deverão requerer o benefício também pelo site. Segundo a comissão do vestibular, a dispensa do pagamento é concedida aos alunos que estudaram em escola pública ou na rede privada como bolsistas e que tenham renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo.

Uma das novidades é o curso de tecnologia em gestão da qualidade, no câmpus Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Terá 36 vagas para o turno da tarde e poderá ser concluído em dois anos e meio. O outro curso superior com vagas nesse processo seletivo é a licenciatura em química no câmpus Barreiros, na Zona da Mata Sul.

Entre os cursos técnicos, 31 são na modalidade subsequente, voltada para quem já concluiu o ensino médio e fará apenas a formação técnica. Há ainda oito cursos técnicos integrados, ou seja, para os jovens que planejam cursar o ensino médio juntamente com o técnico.

Também é ofertado um curso de nível médio integrado através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), destinado a candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio. Nessa modalidade, os concorrentes fazem o concurso gratuitamente.

No vestibular, candidatos aos cursos técnicos vão responder 30 questões entre as disciplinas de português, matemática e conhecimentos gerais. Para os cursos superiores, a seleção terá 50 quesitos e uma redação. O listão sai dia 11 de julho.

COTAS

Metade das vagas é destinada a quem estudou na escola pública. A divisão é feita em cotas com critério social (renda), racial e para pessoas com alguma deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são reservadas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores.

O IFPE tem unidades nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Últimas notícias