SOCIOEDUCANDOS

Funase inscreve 427 adolescentes no Encceja PPL 2018

Exame certifica conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por pessoas privadas de liberdade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/08/2018 às 3:44
Foto: Agência Brasil
Exame certifica conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por pessoas privadas de liberdade - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

Quatrocentos e vinte e sete socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão inscritos na edição 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). O exame certifica a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por pessoas privadas de liberdade, ou que cumprem medidas socioeducativas, que não concluíram seus estudos na idade apropriada. 

A prova, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será aplicada neste segundo semestre. Para participar do Encceja é preciso que o estudante tenha, no mínimo, 15 anos de idade, no caso do Ensino Fundamental; e pelo menos 18 anos, para quem busca a certificação do Ensino Médio.

O Encceja PPL 2018 será aplicado nos dias 18 e 19 de setembro deste ano nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) e nas Casas de Semiliberdade (Casem). Os resultados devem ser divulgados no próximo ano.

O exame

O exame é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Para aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental a avaliação terá foco nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática. Para o ensino médio o Exame exigirá conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Redação e Matemática.

Últimas notícias