PROJETO

São Lourenço da Mata é finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018

A final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018 será realizada no dia 28 de novembro, na Embaixada da Espanha, em Brasília

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/11/2018 às 15:46
Foto: Divulgação
A final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018 será realizada no dia 28 de novembro, na Embaixada da Espanha, em Brasília - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O projeto 'Controlador Mirim', realizado com o objetivo de incentivar os estudantes da rede municipal de ensino de São Lourenço da Mata sobre a importância do controle social e administração pública, desenvolvido pela Controladoria Geral do Município (CGM), é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018, concorrendo ao Oscar da Cidadania Fiscal, na categoria Instituições, sendo o único representante de Pernambuco.

Direcionado aos estudantes do ensino fundamental, o 'Controlador Mirim' foi iniciado no mês de agosto, com a participação de oito escolas municipais buscando capacitar os jovens, incentivando-os e demonstrando a importância da participação na consolidação dos controles sociais derivados de ações eficientes, em prol da cidadania e dos valores morais e éticos.

De acordo com o controlador geral do município Felipe Silva, a premiação é mais do que reconhecimento de um trabalho em equipe, é identificar a transformação dos estudantes. “Estamos muito orgulhosos por nosso projeto estar recebendo esse reconhecimento nacional, é uma honra representar nosso estado nesse prêmio. Porém, o mais importante é perceber a mudança que nossos jovens passaram durante todo processo e constatar que eles compreenderam o objetivo do nosso programa”, contou.

Controladores

Durante a execução do programa foram eleitos 10 jovens por escola, sendo nomeados Controladores Mirins, que participaram de atividades que incentivassem a construção ética, como arrecadação de alimentos para doarem à instituições carentes; participaram de reuniões onde discutiram possíveis melhorias que poderiam ser realizadas nas escolas, como a preservação do ambiente; e finalizaram com apresentações teatrais demonstrando todo o conhecimento adquirido ao longo do programa.

Ainda de acordo com o controlador geral do município, o programa foi planejado para desenvolver o senso de responsabilidade nos jovens. “Idealizamos o Controlador Mirim para instigar o sentimento de participação social dos nossos estudantes, através do programa, que durou cerca de dois meses, os orientadores explicaram a importância da cidadania e ética na sociedade. Assim, nós colaboramos na formação desses pequenos cidadãos”, ressaltou.

A final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018 será realizada no dia 28 de novembro, na Embaixada da Espanha, em Brasília, e contará com a participação dos 14 finalistas, sendo sete projetos vencedores: três na Categoria Escolas, dois na Categoria Instituições e dois na Categoria Profissionais de Imprensa.

Últimas notícias