EDUCAÇÃO

Matrícula para novatos nas escolas municipais do Recife vai até sexta-feira

Prazo foi reaberto nesta quarta-feira. Nas escolas estaduais, novos alunos podem se matricular até quinta-feira

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 26/12/2018 às 10:44
Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Estímulo à leitura deve começar desde a primeira infância - FOTO: Foto: Diego Nigro / JC Imagem
Leitura:

Pais que ainda não matricularam os filhos novatos em escolas da rede municipal do Recife podem realizar o procedimento de hoje até sexta-feira (28). Nesse período, a prefeitura realizará a segunda etapa das matrículas online. Há ainda cerca de 8 mil vagas disponíveis. Para quem deseja ingressar nas escolas estaduais, o prazo acaba amanhã (27). O cadastramento também é feito pela web.

As vagas das creches e colégios municipais podem ser conferidas no endereço www.recife.pe.gov.br/matriculaonline. O sistema ficará aberto até 23h59 de sexta-feira, com opções em turmas da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens, adultos e idosos (EJA). Ao acessá-lo, a pessoa assinala a série pretendida. Automaticamente aparecem as escolas mais próximas que ainda dispõem de vagas, de acordo com o endereço informado. Outra opção é filtrar as vagas de acordo com o bairro.

A Secretaria de Educação do Recife ressalta que após a reserva da vaga online, os pais ou responsáveis terão que levar documentos na escola na próxima semana, entre 2 e 4 de janeiro, para confirmar a matrícula.

É preciso apresentar o comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva), cópias de certidão de nascimento (ou casamento), carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Se depois disso ainda restarem vagas haverá um novo período de inscrições, entre 7 e 18 de janeiro.

Trinta e seis escolas dos anos finais do ensino fundamental e as 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs) poderão ser usadas para realizar a matrícula, caso os interessados não tenham como acessar a internet. No site da prefeitura há a lista com os endereços. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 0800.200.6565, das 7h às 19h. Outra opção é enviar e-mail para [email protected].

ESTADO

A matrícula de novatos na rede estadual deve ser efetuada no site www.matricularapida.pe.gov.br. As vagas são para ensino fundamental (a maioria séries do 6º ao 9º ano), ensino médio e EJA. A rede possui 1.060 escolas distribuídas em todos os municípios de Pernambuco. O ano letivo começará no dia 4 de fevereiro.

O cadastro tem que ser preenchido até o final. São solicitadas as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula. A efetivação da vaga vai ocorrer entre 2 e 16 de janeiro, diretamente nas unidades de ensino.

Em Olinda, no Grande Recife, a renovação da matrícula dos alunos que já fazem parte da rede municipal vai até sexta-feira. Nesse dia também acaba o prazo para transferência entre escolas, mediante a disponibilidade de vagas e solicitação dos pais ou responsáveis. Novatos vão se matricular de 2 a 31 de janeiro.

Em Jaboatão dos Guararapes, o prazo para entrada de novos estudantes foi encerrado no último dia 21. A efetivação será feita de 2 a 4 de janeiro.

Últimas notícias