CONHECIMENTO

Oito estudantes de Igarassu pedem ajuda para competição de matemática nos EUA

Grupo de adolescentes de escolas públicas foi aprovado para participar de olimpíada de matemática organizada pelas universidades Harvard e MIT

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/01/2019 às 15:14
Foto: Divulgação/Harvard-MIT Math Tournament
Grupo de adolescentes de escolas públicas foi aprovado para participar de olimpíada de matemática organizada pelas universidades Harvard e MIT - FOTO: Foto: Divulgação/Harvard-MIT Math Tournament
Leitura:

Um grupo de oito estudantes das Escolas de Referências em Ensino Médio Eurico Pfisterer e Brasilino José de Carvalho , em Cruz de Rebouças, Igarassu, Grande Recife, organizou uma vaquinha para custear uma viagem para Massachussets, nos Estados Unidos. Os alunos, de 16 a 17 anos de idade, foram aprovados para participar do Harvard-MIT Mathematics Tournament, torneio anual de matemática disputado por estudantes de todo o mundo. É a primeira vez que estudantes de Igarassu participam do evento.

A viagem está marcada para o dia 13 de fevereiro. Os jovens devem chegar à cidade americana no dia 14, onde participam de palestras, visitas guiadas. O certame ocorre em 16 do mesmo mês, na sede do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), em Boston, com provas em grupo e individuais.

Rifas, vendas de lanches e vaquinha virtual

A equipe de estudantes é organizada pelo professor de matemática Edson Alves. Eles conseguiram que as passagens fossem custeadas pelo governo do Estado e as hospedagens sejam pagas pela Secretaria de Educação de Igarassu, mas existem outros custos. “Já conseguimos o dinheiro dos passaportes através de rifas e vendas de lanches que fizemos. Estamos com uma ação de crowdfunding na internet para arcar com outras despesas como vistos, transporte, alimentação e trâmites para entrar nos EUA, precisamos muito de ajuda para conseguirmos ir”, afirmou a estudante Natasha Hevelin Oliveira da Silva, que faz parte do grupo.

Ela afirma que ficou sabendo da olimpíada após, em 2017, ver uma reportagem sobre outro grupo de estudantes que conseguiu se classificar. A partir daí, entrou em contato com amigos. Eles fizeram provas online e souberam da aprovação entre outubro e novembro de 2018.”Aí começamos - e continuamos - correndo atrás de suporte financeiro para custear a nossa ida” - explicou Natasha.

A vaquinha tem como objetivo conseguir R$ 15 mil em doações. Até o  momento desta publicação, eles conseguiram apenas R$ 110. O link para doações pode ser acessado aqui.

Últimas notícias