CIÊNCIA

Pernambucanos precisam de voto online para premiação em feira de ciências

Alunos do Colégio Militar do Recife concorrem, numa feira na USP, com projeto sobre o reflorestamento do Rio Beberibe

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/03/2019 às 15:30
Foto: Divulgação
Alunos do Colégio Militar do Recife concorrem, numa feira na USP, com projeto sobre o reflorestamento do Rio Beberibe - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Uma equipe do Colégio Militar do Recife, localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade, está participando da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Os alunos Victor Medeiros, Eduardo Robalinho e Lucas Acioly, do 3º ano do ensino médio, apresentaram um projeto sobre reflorestamento do Rio Beberibe. Eles estão numa competição para escolher os melhores trabalhos. Uma votação popular e online é um dos meios de ajudar os jovens a ganharem o certame.

A feira de ciências reúne cerca de 1.200 participantes com 300 projetos e acaba nesta sexta-feira (22). Os pernambucanos realizaram o trabalho durante os dois anos iniciais do ensino médio. Ao retornarem para Recife, eles pretendem plantar 50 mudas nas margens do Rio Beberibe.

"Apesar de ser protegido por várias leis ambientais, especialmente o código florestal, o rio apresenta alto grau de degradação na maior parte do seu curso. A mata ciliar foi reduzida ou até suprimida pela ocupação densa e irregular, a partir do médio curso até sua foz", destacam os estudantes.

O Beberibe é um dos responsáveis pela formação da planície do Recife e foi uma das primeiras fontes de abastecimento de água potável da capital e de Olinda.

SIMULAÇÃO

A partir de modelagens computacionais, Victor, Eduardo e Lucas, com orientação da professora Goretti Cabral, criaram simulações de recomposição da mata ciliar. O objetivo foi simular o ambiente com seus aspectos naturais, contribuindo para projetos de restauração.

Para votar no trabalho deles, basta acessar esse link. É preciso curtir o projeto no Facebook. A votação acaba às 11h desta sexta-feira. Até a tarde desta quinta-feira os alunos estavam em segundo lugar na votação popular.

A Febrace existe desde 2003. É evento nacional de estímulo ao jovem cientista. Incentiva o desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Últimas notícias