ENSINO SUPERIOR

Em Pernambuco, ensino superior privado tem quase o dobro de estudantes matriculados em relação à pública

Em relação aos demais Estados Brasileiros, Pernambuco está em 13º lugar

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/09/2019 às 18:05
Foto: Reprodução
Em relação aos demais Estados Brasileiros, Pernambuco está em 13º lugar - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Pernambuco tem quase o dobro de alunos na rede privada presencial de ensino superior em relação à rede pública, segundo os dados do Censo Da Educação Superior 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta quinta-feira (19).

Em números exatos, Pernambuco tem 1,8 alunos na rede privada presencial para cada aluno na rede pública. Nacionalmente, é o 13º colocado no ranking da relação entre matrículas da rede pública e rede privada. Enquanto em São Paulo, há quase 5 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública. 

O índice registrado nacionalmente é de 2,4 alunos em faculdades particulares para cada aluno na rede pública. No Brasil, com mais de 6,3 milhões de alunos, a rede privada tem três em cada quatro alunos de graduação. Durante o ano passado, a matrícula, na rede pública, cresceu 1,6% e, na rede privada, 2,1%. 

Sete Estados têm uma relação maior que a média brasileira. Paraíba e Rio Grande do Norte têm a mesma relação entre privada e pública e apenas Roraima tem o número de matrículas em instituições públicas superior às matrículas em instituições privadas.

Na Região Nordeste, apenas a Bahia tem mais alunos na rede privada do que Pernambuco - com 2,1. 

O Censo da Educação Superior 

O Censo é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e se trata de um levantamento estatístico sobre as instituição de educação superior brasileiras e suas ofertas de cursos.

Últimas notícias