MATRÍCULA

Cerca de 9 mil matrículas foram feitas em escolas estaduais até a manhã desta quarta

Em Pernambuco, há 74.978 vagas disponíveis para estudantes novatos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/11/2019 às 12:30
Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem
Em Pernambuco, há 74.978 vagas disponíveis para estudantes novatos - FOTO: Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem
Leitura:

Aproximadamente 9 mil alunos novatos já foram cadastrados na rede pública de ensino em 2020, segundo o secretário de Educação e Esportes, Frederico da Costa Amâncio. As matrículas para as 74.978 vagas disponíveis foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (20) para novos estudantes, distribuídas pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio, e são realizadas através da plataforma Matrícula Rápida.

Cadastro

O cadastro deverá ser feito exclusivamente pela internet, no site Matrícula Rápida, a partir das 7h, e segue até o dia 27 de novembro. As vagas são distribuídas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas escolas estaduais, excetuando as escolas Técnicas, que têm processo seletivo próprio.

Este ano haverá o retorno das vagas não ocupadas ou não confirmadas para o sistema de cadastro. Ou seja, caso tenham posições remanescentes após o período de matrículas, será disponibilizado um novo período de cadastro, de 20 a 28 de janeiro. As inscrições deverão ser feitas também pelo site Matrícula Rápida. Do total de vagas, 10.313 são para Recife; 18.224 são para as demais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 46.441 são para o interior. Em 2020, serão 31.919 para Ensino Fundamental e 43.059 para o Ensino Médio. As aulas têm início no dia 4 de fevereiro.

Matrículas

Para realizar a matrícula, o estudante que não tiver acesso à internet poderá utilizar o laboratório de informática de mais de 300 escolas do Estado. Para realizar o cadastro, as informações devem ser preenchidas, pelos pais ou responsáveis, ou pelo estudante se for maior de 18 anos. Os dados necessários são nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, RG (não obrigatório nesta etapa) e CPF (não obrigatório nesta etapa).

Ao final do processo, será gerado um protocolo, que é a confirmação da matrícula, devendo ser anotado ou impresso. Posteriormente é preciso que o estudante vá à escola em que se matriculou para entregar os documentos. Quem quiser trocar a unidade de ensino após a finalização do cadastro poderá fazer até o dia 27 de dezembro, através do campo "consulte sua inscrição" no site Matrícula Rápida.

Do dia 2 a 16 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro. Para a confirmação, é preciso que sejam apresentados, na escola, o número de inscrição online, cópia da a certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia de carteira de vacinação, comprovante do tipo sanguíneo e fator RH.

Em caso de dúvidas, o aluno pode ligar para o número 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro. Para 2020, o governo disponibilizou 176 mil vagas para estudantes novatos. Destas, 101.410 serão ocupadas por estudantes que vêm da Rede Municipal. Das mais de 74 mil vagas para estudantes novatos, 8.655 serão para as Escolas em Tempo Integral.

Últimas notícias