Ensino

Aprovações e formação integral caminham de mãos dadas no Madre de Deus

Colégio equilibra educação humanista com alto nível de aprovações em universidades públicas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/11/2019 às 9:16
Foto: Hesíodo Góes/JC360
Colégio equilibra educação humanista com alto nível de aprovações em universidades públicas - FOTO: Foto: Hesíodo Góes/JC360
Leitura:

Uma premissa que equilibra excelência de ensino com filosofia pedagógica humanista: a metodologia do Colégio Madre de Deus teve papel fundamental na conquista de Artur Maia, 15 anos, estudante do nono ano e único aluno do país a acertar 100% da prova da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), cujos resultados foram divulgados este mês.

O bom desempenho na OBQ se soma à tradição do Madre: só este ano, foram 279 medalhas conquistadas em diversas olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais. Além disso, ter 98% de alunos aprovados em universidades públicas é para poucos. “É importante ressaltar que, além de ser humanista, o colégio garante excelentes resultados. Nossa metodologia nos assegura a formação de cidadãos capazes e empáticos”, pontua a orientadora pedagógica Valéria Oliveira.

Aluno Madre desde a Educação Infantil, Artur é resultado de um trabalho coletivo e a conquista dele representa muito mais que uma medalha de ouro. “Foi surpreendente, porque as questões abertas eram muito longas e eu demorei muito. Mas o conteúdo curricular do colégio e as aulas preparatórias para a Olimpíada foram decisivos para o meu sucesso”, relembra o jovem.

A vice-diretora Cláudia da Fonte concorda. “Esse compromisso com os alunos parte do afeto. O que mais encanta é a gente chegar ao terceiro ano do Ensino Médio e ter a aprovação que nós temos. Isso dá certo porque desenvolvemos nosso trabalho com seriedade e em parceria com a família”, afirma.

A mãe de Artur enxerga transparência e disponibilidade na relação com o Madre de Deus. “Apesar das regras comuns a todos, há uma preocupação em entender as particularidades de cada aluno. A equipe é acessível e, sempre que precisei, houve escuta”, resume a arquiteta Luciana Costa, que também confiou ao colégio a formação do filho mais novo, Davi, 11 anos, hoje no sexto ano.

Renovação

Com 46 anos de história e duas unidades na Zona Sul da capital, o Madre de Deus está em constante renovação. “Investigamos abordagens dentro e fora do Brasil e incorporamos o que faz sentido com nossa essência. Inteligência emocional, por exemplo, é um aspecto trabalhado há anos no Madre e que só a partir de 2020 vai se tornar obrigatório, por causa da BNCC”, diz Valéria, referindo-se à Base Nacional Curricular Comum, documento com as diretrizes do Ministério da Educação para escolas públicas e privadas sobre o Ensino Infantil e Fundamental.

Últimas notícias