Escolas e creches

Matrículas para novatos da rede de ensino do Recife começam nesta segunda-feira (9)

Reserva de vagas segue até o dia 27 de dezembro, com solicitações apenas online

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/12/2019 às 16:48
Foto: Wesley D’Ameida/PCR
Reserva de vagas segue até o dia 27 de dezembro, com solicitações apenas online - FOTO: Foto: Wesley D’Ameida/PCR
Leitura:

Estudantes ainda não vinculados a escolas da rede de ensino do Recife poderão, a partir desta segunda-feira (9), realizar as suas matrículas para o ano letivo de 2020. Ao todo, 21 mil vagas estarão disponíveis para os novos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as matrículas dos novatos serão realizadas em três etapas. Na primeira, que começa nesta segunda-feira (9) e segue até 27 de dezembro, os estudantes ou seus responsáveis terão que acessar o portal da prefeitura e preencher os dados solicitados no formulário disponível no site.

O acesso ao portal pode ser feito através de um computador, tablet ou celular. “Aqueles que não têm acesso à internet em casa podem se dirigir a um dos 42 polos que a prefeitura está disponibilizando para a realização de reserva de vagas. Ligando para o 0800 200 6565, das 8h às 18h, a população poderá descobrir o polo que fica mais próximo à sua residência e ir até lá para fazer a matrícula”, detalhou a diretora executiva de gestão de Rede da Secretaria de Educação do Recife, Maria Costa.

A segunda fase do cadastro, segundo a gestão municipal, ocorrerá entre os dias 6 e 10 de janeiro, quando a documentação do estudante e o comprovante de matrícula precisarão ser levados à unidade de ensino onde ele estudará. Por fim, de 20 a 31 de janeiro, a PCR disponibilizará as vagas remanescentes da rede para os retardatários que perderam os prazos anteriores.

“O procedimento para realização da matrícula é muito simples. No site, são solicitadas informações básicas do estudante, como nome do pai, da mãe, data de nascimento, série. Lá mesmo ele procura o bairro onde tem interesse de estudar e o sistema mostra se há, naquela localidade, escolas com o perfil escolhido”, explicou Maria Costa.

Atualmente, mais de 90 mil alunos fazem parte da rede de ensino do Recife. Os cerca de 70 mil estudantes que estavam vinculados a escolas, creches e creches-escolas da capital já têm suas vagas garantidas.

CRECHES

De acordo com a administração municipal, no geral, não é normal que faltem vagas para o Ensino Fundamental e EJA, mas a prefeitura tem trabalhado em ações para reduzir o déficit de vagas para creches. “Nossa maior demanda reprimida é em creches. Por isso esse ano nós inauguramos dois novos espaços na cidade, as creches Ariano Suassuna, em Dois Irmãos, e Sementinha do Skylab, na Iputinga. Esperamos, até janeiro de 2020, conseguir concluir as unidades da comunidade do Pilar e de Roda de Fogo”, comentou Costa.

Últimas notícias