IGC

Saiba quais são as 10 instituições de ensino superior de Pernambuco com pior nota em índice de desempenho nacional

As instituições foram avaliadas pelo pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice Geral de Cursos (IGC)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/12/2019 às 11:07
Foto: Reprodução/Google Street View
As instituições foram avaliadas pelo pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice Geral de Cursos (IGC) - FOTO: Foto: Reprodução/Google Street View
Leitura:

Texto atualizado no dia 16/12/19

Mais da metade das instituições de ensino superior de Pernambuco teve desempenho mediano no Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade aferido anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). A nota vai de um a cinco. Do universo de 87 unidades avaliadas, 58, o que representa 66,67%, registram média 3. Outras 18, ou 20,69%, alcançaram 2, considerado insuficiente pelo governo federal. A nota 4, ou 10,34%, apareceu para nove faculdades ou universidades. Nenhuma instituição do Estado ficou com o pior (1) ou o melhor (5) resultado.

>>> Veja quais são as 10 melhores instituições de ensino superior de Pernambuco

Os dados foram divulgados no dia 13 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelas estatísticas oficiais de educação, e referem-se ao ano de 2018. Também ontem saiu o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Nesse caso, a avaliação é feita por graduação ou curso tecnólogo (presenciais e a distância) e como o IGC, vai de um a cinco. Pernambuco teve 296 cursos analisados. O maior grupo obteve média 3 (64,18%). Só 3,37% chegaram ao topo (5). Com nota 4 foram 18,91% e com 2, 13,17%. Apenas o curso de direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca) tirou a pior nota, 1.

No IGC, as três universidades federais do Estado - UFPE, UFRPE e Univasf - repetiram a média de 2017. Ficaram com 4. O mesmo aconteceu com mais sete faculdades particulares (UniFBV/Wyden, Santa Helena, Uninassau Petrolina, Unibra, Ubec, Unit PE). A nota 3 saiu para a Universidade de Pernambuco (UPE) e os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado da UFPE. No ranking nacional, ficamos na oitava posição. Nosso foco é o aluno e a garantia do direito dele de aprender. Estamos reformulando todos as resoluções voltadas para graduações”, destaca a pró-reitora acadêmica, Magna Silva. A instituição teve 15 cursos com CPC divulgados ontem. Segundo Magna, oito mantiveram o resultado anterior, quatro melhoraram e dois caíram, além de um sem nota.

Entre os que avançaram está psicologia. Passou de 3 para 4. “Nossos alunos se envolvem bastante nas pesquisas. Outro ponto positivo é a qualificação do corpo docente, através de cooperações nacionais e internacionais”, diz a professora Renata Aléssio. “Precisamos fortalecer as atividades práticas e a integração ensino, serviço e extensão. Com a obrigatoriedade da presença do psicólogo no ensino público básico, teremos o desafio de integrar ainda mais educação e psicologia”, complementa Lucicleide Falcão, também docente do curso. Elas coordenam os estágios em psicologia da instituição.

Na UFRPE, a pró-reitora de ensino de graduação, Socorro Oliveira, destaca que a universidade implantou, mês passado, o Observatório de Dados de Graduação justamente para, a partir dos indicadores de qualidade, nortear melhor as decisões. O pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, afirma que a instituição vem melhorando seu desempenho. “De 2014 para 2018, passamos de 2,64 para 2,81 no IGC, que arredonda para 3. É um crescimento razoável”, diz.

Um dos destaques da UPE foi o curso de direito, avaliado pela 1ª vez. No câmpus de Arcoverde, no Sertão, teve nota 4. No Recife chegou ao máximo, 5. “O projeto pedagógico do curso é atual e inovador. Nossos professores são qualificados e atuam em órgãos públicos e privados, o que nos dá uma boa visão da profissão. E temos 100% de aprovação no exame da OAB”, enfatiza Sandy Leite, 23 anos, que acabou de concluir o curso na capital pernambucana.

“Vamos avaliar o que aconteceu. A nota 1 não reflete a qualidade do curso. Vai de encontro ao bom índice de aprovação que temos na OAB”, afirma a coordenadora de direito da Fachuca, Cláudia Coelho.

Veja a lista das 10 instituições com pior desempenho de Pernambuco

1 - Faculdade de Formação de Professores de Araripina (Fofopa) - 120 pontos
2 - Faculdade de Ciências Sociais dos Palares (Facip) - 136 pontos
3 - Instituto Superior de Educação de Floresta (Isef) - 139 pontos
4 - Escola Superior de Marketing (ESM) - 145 pontos
5 - Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (Facisst) - 160 ponto
6 - União das Escolas Superiores da Funeso (Unesf) - 164 pontos
7 - Faculdade de Santa Cruz (Facruz) - 166 pontos
8 - Instituto Superior de Educação de Pesqueira (Isep) - 170 pontos
9 - Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra) - 172 pontos
10 - Centro de Ensino Superior de Arcoverde (Cesa) - 175 pontos

Últimas notícias