IFPE

Veja o que os candidatos comentaram sobre as provas do vestibular do IFPE

As provas aconteceram na manhã deste domingo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/12/2019 às 14:52
MAYRA CAVALCANTI / JC
O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, pediu ao ministro da Educação a liberação de R$ 10 milhões para concluir as obras de três campi - FOTO: MAYRA CAVALCANTI / JC
Leitura:

Os candidatos que realizaram as provas do vestibular 2020.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) aprovaram as provas, que foram aplicadas na manhã deste domingo (15), para os cursos técnicos subsequentes, técnicos integrados, Proeja e superiores oferecidos pela instituição. Ao todo, são 4.715 vagas disponibilizadas. O tema da redação, "A liberdade de expressão na internet: possibilidades e limites", que contemplava apenas as provas de curso superior, também agradou aos feras.

Leia mais >> Confira o gabarito do vestibular do IFPE

Um deles foi Alex Ramos, de 18 anos, que está tentando uma vaga no curso de análises de sistemas. "A prova foi boa, mas foram muitas questões para pouco tempo. Sobre a redação, eu gostei muito do tema, até porque eu tinha feito uma com o mesmo tema durante o ano", relatou. Já a estudante Julian Maria, de 17 anos, quer estudar turismo. "Eu gostei da prova, dá para passar. Tava bem fácil e o tema da redação foi bem massa. Eu fiz cursinho preparatório e também estava estudando em casa", conta a fera, que também aguarda o resultado do Enem para concorrer a uma vaga em psicologia, na UFPE.

Os estudantes que fizeram as provas do técnico integrado também aprovaram as questões. Para eles, a maior dificuldade foi a prova de matemática. Gabriel Santos, de 14 anos, quer cursar técnico em eletrônica. "Eu achei a prova mediana. As questões de matemática, para mim, foram as mais difíceis. Eu estudei durante o ano, fiz cursinho e aula de reforço para me preparar para esta prova", afirma. "Eu gostei bastante, não achei difícil. Eu estudei ao longo do ano, por causa do vestibular. Para fazer esta prova, dei uma revisada, porque quero cursar engenharia civil no futuro", relata Rafael Ferreira, de 14 anos, que fez prova para o curso técnico integrado de química no IFPE.

Gabaritos

O gabarito das provas do vestibular 2020.1 do IFPE foi divulgado às 16h deste domingo. O certame, realizado em 16 cidades, contou com 21.797 candidatos inscritos. Desses, 4.414 faltaram, o que representa 16,84%.

Os candidatos que concorrem aos cursos superiores foram submetidos a 50 questões de múltipla escolha, além da redação. Já os candidatos que buscam uma vaga nos cursos técnicos e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foram submetidos a 30 questões de múltipla escolha.

Concorrência

Para o vestibular 2019, o curso mais disputado na modalidade técnico integrado foi o de segurança do trabalho, no turno da manhã, no campus Recife, com 38,30 candidatos por vaga. Já na modalidade técnico subsequente, o curso mais concorrido foi o de enfermagem, no campus Belo Jardim, com 17,37 candidatos por vaga. Entre os cursos superiores, a maior concorrência foi para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, no Recife, com 18,89 candidatos por vaga.

No vestibular 2020.1, o curso de técnico em segurança do trabalho, campus Recife, continua como o mais concorrido na modalidade integrado, com 33,65 candidatos por vaga. Em seguida, aparecem os cursos de química (manhã) com 32,65 e edificações (manhã) com 25,30, sendo ambos ofertados no Recife.

Também permanece em primeiro lugar entre os mais concorridos na modalidade subsequente o curso de técnico em enfermagem oferecido no campus Belo Jardim, com 11,57 candidatos por vaga. O curso de análise e desenvolvimento de sistemas (manhã) continua como o mais procurado pelos estudantes entre os curso superiores, com 18,35 candidato por vaga.

Vagas

Foram disponibilizadas 2.237 vagas para os cursos técnicos subsequentes, 1.319 para os técnicos integrados, 75 para o Proeja e 1.084 para os cursos superiores.

Os cursos superiores podem ser de tecnologia, bacharelado e licenciatura. A modalidade subsequente é voltada para os alunos que já concluíram o ensino médio. Já a modalidade técnico integrada é oferecida para quem já concluiu o ensino fundamental.

Últimas notícias