PROVAS

Corrida por vagas no Sisu 2020 começa e estudantes reclamam de lentidão

Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 universidades federais, estaduais e institutos públicos

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 21/01/2020 às 9:22
Foto: Marcelo Aprígio/JC
Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 universidades federais, estaduais e institutos públicos - FOTO: Foto: Marcelo Aprígio/JC
Leitura:

Começou nesta terça-feira, 21, a disputa por vagas nas 128 universidades e institutos federais e estaduais em todo o Brasil no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. Para participar, os estudantes utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. Porém, a internet amanheceu o dia repleta de reclamações dos vestibulandos, que alegam lentidão no sistema.

Após o erro nas correções de 5.974 provas, o que representa 0,15% do total de presentes (3,9 milhões), o prazo para o cadastro no Sistema foi estendido de sexta para até às 23h59 de domingo, 26. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas. O resultado da chamada regular sai no dia 28 de janeiro.

Saiba como se inscrever no Sisu 2020

Para participar do Sisu 2020, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição no processo seletivo, é preciso informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.

A nota do Enem está disponível desde sexta-feira (17) tanto no aplicativo, quanto na própria Página do Participante. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Caso o candidato tenha esquecido a senha, pelo próprio sistema é possível recuperá-la.

É essa senha que deve ser usada na hora da inscrição no Sisu. O número de inscrição, que é solicitado também para participar da seleção, está disponível para cada estudante na Página do Participante. O candidato escolhe até duas opções de curso. É possível alterar suas opções durante as inscrições.

Falha no Enem 2019 atingiu 5.974 participantes

Em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (20), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, informou que foram encontradas inconsistências nas notas de 5.974 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o que representa 0,15% do total de presentes (3,9 milhões). Os erros foram concentrados em quatro cidades: Alagoinhas, na Bahia, e Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais. As notas corrigidas já estão disponíveis na página dos participantes.

>> Após correções do Inep, saiba como conferir nota do Enem 2019

De acordo com o Inep, houve uma associação equivocada entre a cor do Caderno de Questões e o gabarito correspondente. Não houve alteração nas notas de redação do Enem 2019. O Inep teve conhecimento da inconsistência no mesmo dia em que divulgou os resultados. Já na noite de sexta-feira (17), foi instaurada uma força-tarefa com servidores e colaboradores do Inep, do consórcio aplicador e da gráfica. Aproximadamente 300 pessoas atuaram no sábado (18) e no domingo (19) para revisão da base de dados.

Últimas notícias