FALHA NO SISTEMA

Erro no site do Sisu 2020 mostra inscrições encerradas antes do prazo

Com o problema, estudantes de todo o Brasil não conseguiram se inscrever no sistema para concorrer a vagas no ensino superior

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 21/01/2020 às 10:34
Foto: Reprodução
Com o problema, estudantes de todo o Brasil não conseguiram se inscrever no sistema para concorrer a vagas no ensino superior - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Na manhã desta terça-feira (21), por volta das 10h, após registrar lentidão no sistema de inscrição, o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 mostra uma mensagem informando que as inscrições foram encerradas, apesar de o prazo oficial ter começado nesta terça e acabar apenas às 23h59 do domingo (26). De acordo com o Ministério da Educação, as equipes técnicas corrigiram a falha, que se tratou de um erro pontual devido numero de acessos, e normalizaram o sistema por volta das 11h45 desta terça.

Apesar da correção na falha, estudantes de todo o Brasil enfrentaram problemas para se inscrever no Sisu, cujo sistema enfrentou instabilidade durante a manhã.

>> MEC libera acesso às vagas do Sisu 2020; confira aqui

>> Corrida por vagas no Sisu 2020 começa e estudantes reclamam de lentidão

Inicialmente, o prazo para que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 usassem suas notas na avaliação para concorrer uma vaga nas 128 universidades e institutos federais e estaduais em todo o Brasil pelo Sisu 2020 encerrava na sexta (24), mas mudou após o erro nas correções de 5.974 provas, o que representa 0,15% do total (3,9 milhões).

No primeiro semestre de 2020, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas. O resultado da chamada regular sai no dia 28 de janeiro.

Leia também: MPF pede a Weintraub para que a abertura das inscrições no Sisu seja adiada

Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que quase 500 mil estudantes se inscreveram no Sisu e que o sistema está funcionando normalmente. "Eu queria tranquilizar a todos, que o Sisu está funcionando normalmente e já temos quase 500 mil inscrições. Então, você tem essa semana inteira para fazer essa inscrição lá e conseguir a vaga que você quer", falou o ministro em um vídeo publicado nas suas redes sociais.

UNE critica MEC

A União Nacional dos Estudantes (UNE), principal entidade de representação estudantil do país, criticou o MEC por esta falha no site do Sisu 2020. Segundo a entidade, "nunca um exame teve tantos episódios de negligência com os estudantes". A organização disse também que "estamos enfrentando mais um erro no Enem", em referência às falhas na correção das provas de 5.974 participantes do exame.

Nessa segunda (20), a UNE, ao lado União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), afirmou que acionaria o Ministério Público Federal (MPF) para buscar indenização por danos morais aos participantes do Enem 2019 que foram prejudicados pelo erro na correção do exame se as provas não fosse reavaliadas até a segunda.

Reclamações de internautas

Nas redes sociais, diversos usuários relataram a falha no sistema. Um usuário usou o Twitter para falar sobre o problema e escreveu que "a situação do Ministério da Educação está tão ruim, que até o site do Sisu está dizendo que as inscrições estão encerradas."

Últimas notícias