ENSINO SUPERIOR

Prevista para esta terça-feira (28), divulgação dos resultados do Sisu 2020 segue suspensa

No domingo (26), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou a suspensão da divulgação, apesar de recurso do governo

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 28/01/2020 às 9:16
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Segundo o Ministério o edital com o novo prazo será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Prevista inicialmente para acontecer às 9h desta terça-feira (28), a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 segue suspensa, após decisão da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora Therezinha Cazerta.

A magistrada negou, na noite do domingo (26), um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a suspensão da divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como previsto no calendário do Ministério da Educação. A decisão do TRF3 mantém em vigor uma liminar concedida pela Justiça Federal de São Paulo.

» Com divulgação dos resultados do Sisu 2020 suspensa, calendário de matrículas deve ter alterações

» Passou no Sisu 2020 em Pernambuco? Se ligue no calendário de matrículas

Segundo Cazerta, os entendimentos da decisão provisória proferida Justiça Federal de São Paulo "nada mais fizeram do que proteger o direito individual dos candidatos do Enem a obterem, da administração pública, um posicionamento seguro e transparente a respeito da prova que fizeram".

O governo, por meio da AGU, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para garantir a divulgação dos resultados do Sisu 2020 e a abertura das inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020. Os programas são as 'portas de entrada' dos estudantes no ensino superior. A expectativa é que o STJ atenda ao recurso da AGU e libera a divulgação dos resultados ainda nesta terça-feira (28).

>> Entenda a decisão da Justiça que barrou a divulgação dos resultados do Sisu

Mudança no calendário

Com a indefinição da data de divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as universidades provavelmente terão que readequar seus calendários acadêmicos. As matrículas estavam previstas para começar nesta quarta-feira (28) e seguirem até terça-feira (4) da próxima semana. Por enquanto, as três maiores instituições de Pernambuco que participam do sistema – UFPE, UFRPE e UPE – ainda não anunciaram alterações em seus cronogramas. Das 237.128 vagas abertas no País, 14.931 estão no Estado.

“Assim como os estudantes, as universidades estão aguardando um posicionamento do Ministério da Educação. Até esta tarde (segunda, 27) não recebemos nenhuma informação oficial. Se o resultado não sair até amanhã (terça-feira, 28), teremos que modificar o cronograma. E se demorar mais de 10 dias, corre o risco de impactar o início das aulas para os calouros”, diz a pró-reitora de ensino de graduação da UFRPE, Socorro Oliveira.

Na Rural, as matrículas estão programas para quinta e sexta-feira. Já o ano letivo deve ter início em 2 de março. “Nunca aconteceu de começarmos as aulas em datas diferentes para calouros e veteranos”, diz Socorro. A UFRPE abriu 4.340 vagas no Sisu.

A UFPE diz que só se pronunciará quando tiver algum retorno do MEC. “Agora, a orientação é aguardar. Só poderemos anunciar algo após saber qual serão as alterações. Ainda não sabemos qual o impacto que o adiamento do listão terá na universidade. Mas a UFPE preza por garantir um processo de qualidade”, destaca a pró-reitora acadêmica, Magna Silva. No Sisu, a UFPE ofertou 6.982 vagas. As matrículas, se mantidas, serão sexta-feira e segunda e terça da semana que vem.

O adiamento do listão do Sisu deve repercutir também nos remanejamentos do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco. Os 1.740 candidatos que foram aprovados terão que se matricular quinta e sexta-feira. Muitos estudantes desistiam das vagas por terem sido aprovados pelo Sisu, liberando-as para outros vestibulandos.

Últimas notícias