Inauguração

Creche Municipal Porto Digital Recife foi inaugurada

A creche foi inaugurada nesta quarta-feira (12), e tem como objetivo atender as crianças da comunidade do Pilar e as mães do programa M.I.N.A.s

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 12/02/2020 às 20:11
Heudes Regis/SEI
A creche foi inaugurada nesta quarta-feira (12), e tem como objetivo atender as crianças da comunidade do Pilar e as mães do programa M.I.N.A.s - FOTO: Heudes Regis/SEI
Leitura:

A Creche Municipal Porto Digital Recife foi inaugurada pela Prefeitura do Recife e pelo Porto Digital nesta quarta-feira (12). A creche é uma das outras 17 na cidade que trabalha com o padrão Escola do Futuro e faz parte de uma emenda parlamentar da então deputada federal e atual vice-governadora do Estado, Luciana Santos, que destinou R$ 500 mil para o programa M.I.N.A.s. A unidade tem o objetivo de atender crianças da comunidade do Pilar, no bairro do Recife, e das mães que participam do M.I.N.A.s, que inclui mulheres no mercado de trabalho da tecnologia. 

As 84 vagas ofertadas pela creche já estão preenchidas e as aulas começam na próxima segunda-feira (17), em horário integral, para as crianças do grupo 1A, de um ano; ao grupo 3, de três anos. Ao todo, 35 profissionais trabalham no local.  

>> Prefeitura do Recife confirma implantação da Faixa Azul na Agamenon Magalhães e Rui Barbosa

O prefeito da cidade, Geraldo Julio (PSB), informou que, além da parceria da Prefeitura com o Porto Digital, o projeto da creche foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). "Esse era o modelo que o Porto Digital queria implantar aqui. Um projeto que se tem cada vez mais mulheres trabalhando dentro desse parque tecnológico. A creche ficou muito bonita e é também um restauro de um prédio histórico da cidade". 

De acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o governo federal também faz parte da parceria, que também já é um trabalho do governo do Estado com o Porto Digital. "É importante ter esse olhar e buscar soluções. Há uma carência que precisa ser bem trabalhada e a nossa parceria conseguiu entregar um prédio  pensado para dar condições a essas crianças de terem, já antes do início da educação tradicional, um apoio pedagógico de entretenimento, atividades bem conectadas com o futuro desafiador que é esse mundo de rede", ressaltou. 

>> Durante reunião, Paulo Câmara confronta Guedes sobre proposta de mudar ICMS dos combustíveis

>> Paulo Câmara critica ''ausência total de planejamento'' do Ministério da Educação de Bolsonaro

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, frisou que a construção da creche era uma demanda do Porto Digital para se aproximar da comunidade "ao mesmo tempo que atende essas mães". "Resolvemos fazer essa creche pública para atender as mães da comunidade do Pilar e do projeto M.I.N.A.s, para a inclusão de mulheres no mercado de trabalho da tecnologia", explicou. 

O secretário de Educação do Recife, Bernardo D'Almeida explicou que a demanda surgiu de ambas as partes. Tanto da Prefeitura, quanto do Porto Digital, "tínhamos a necessidade de oferecer mais vagas para as nossas crianças da comunidade, e o Porto Digital precisava atender uma demanda das suas diversas funcionárias". “Não tinha uma creche na localidade que as funcionárias pudessem levar seus filhos enquanto estão trabalhando. Pierre nos procurou e viemos visitar o prédio e fizemos uma parceria em que a parte do prédio, que já é um trabalho do governo do Estado com o Porto Digital, seria feito por ele, e a montagem da creche, contratação de funcionários, matrícula dos alunos, ficaria a cargo da Prefeitura", informou. 

Ceci Tania de Santana de 57 anos é desempregada e avó de Diogo Lucas, de 2 anos, matriculado na creche. Diogo fica aos cuidados da avó enquanto a mãe está no trabalho, dona Ceci garantiu que "corre atrás de creche desde quando ele nasceu", "Preciso dela porque estou com problema de saúde e preciso ir ao médico, fazer exames, e não tem com quem deixar ele, que também é muito sozinho e, por isso, é estressado. Por isso, a creche foi ótima para mim". 

Últimas notícias