ESTADO DE GREVE

Professores da rede municipal decretam estado de greve

A decisão dos professores foi tomada nesta terça-feira, na primeira Assembleia Geral de 2020

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/02/2020 às 21:34
Foto: Reprodução/YouTube
A decisão dos professores foi tomada nesta terça-feira, na primeira Assembleia Geral de 2020 - FOTO: Foto: Reprodução/YouTube
Leitura:

Os professores da rede municipal de ensino do Recife decretaram estado de greve. A decisão foi tomada de forma unânime, na primeira Assembleia Geral de 2020, que aconteceu na manhã desta terça-feira (18), na Unicap. No evento, os educadores carregaram adesivos com a frase "Geraldo Julio, pague o piso na carreira já!".

>>  Com ameaça de greve no Carnaval, governo de Pernambuco receberá policiais

>> Salário abaixo do mínimo e greve: a luta da enfermagem por melhores condições de trabalho

>> Suape pode ser impactado pela paralisação no Porto de Santos? Entenda

A categoria reclama o cumprimento do reajuste de 12,84% do piso salarial, que foi definido pelo Ministério da Educação, em janeiro deste ano, dizendo que “o prefeito Geraldo Julio (PSB) insiste em não cumprir a lei federal 11.738/2008 e até agora não há mesa específica para o assunto”.

"Muitas lutas para pouco tempo"

Ainda, durante a assembleia, foi feita, de forma democrática, a discussão e aprovação de um “calendário de lutas” da categoria para os próximos meses. A coordenadora geral do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Cláudia Ribeiro, conta que o ano de 2020 deve ser de muita luta para os professores. “Este é um ano especial. Temos muitas lutas para pouco tempo, visto que a lei eleitoral diz que a revisão da remuneração de servidores públicos só pode ser feita até 7 de abril”, previu.

Uma Greve Geral Nacional da Educação está marcada para o dia 18 de março. A mobilização foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A semana anterior à greve nacional será marcada por outras mobilizações nas comunidades escolares e pela paralisação municipal, que será de 17 a 19 de fevereiro. Já para o dia 27, ainda de fevereiro, está prevista a Mesa Geral de Negociação e Vigília de Ato Político, durante a reunião que integra o “calendário de lutas”. Uma Assembleia-Ato, na Praça Tiradentes, no Bairro do Recife, também está prevista, para o dia 4 de março, entre outras ações.

Últimas notícias