Educação

Formação educacional marcada pela excelência

Diretora do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Muniz foi reconhecida com o Prêmio Tacaruna Mulher por sua atuação no campo da educação

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 04/03/2020 às 20:38 | Atualizado em 12/03/2020 às 14:48
Luisi Marques/JC360
Rosa Amélia Muniz foi premiada em reconhecimento à Educação - FOTO: Luisi Marques/JC360

Herdar o legado educacional da família é mais do que gratificante para Rosa Amélia Muniz, diretora-presidente do Colégio Santa Maria. Fascinada por este universo, ela, desde que assumiu a gestão da escola, conseguiu criar, inovar e modernizar ainda mais o espaço - referência pedagógica para o Brasil -, situado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Além disso, ela também expandiu o empreendimento, com a inauguração da mais recente unidade do colégio, instalada na Reserva do Paiva, Região Metropolitana da capital pernambucana.

Em reconhecimento a esta trajetória dedicada à educação no Estado, onde atua desde sua formação primária e sempre reconhecendo sua importância transformadora, Rosa Amélia recebeu, na noite de ontem, no Shopping Tacaruna, em Olinda, o Prêmio Tacaruna Mulher na categoria Educação. Este ano, o prêmio completa 20 edições realizadas e já homenageou 206 pernambucanas. Para a diretora do Colégio Santa Maria, receber a comenda corrobora o caminho certo que a instituição percorre no que diz respeito à excelência do ensino.

"Sinto-me muito honrada em receber este prêmio e por representar as maravilhosas mulheres pernambucanas na educação, que têm características guerreiras e empreendedoras. Gostaria de registrar que ele reconhece a trajetória de uma família de muito empreendedorismo, que contribuiu para o desenvolvimento de Pernambuco e que acolhe há 64 anos alunos de várias gerações. É um prêmio que também me inspira a continuar nesta luta para fazer uma educação de qualidade", agradece Rosa Amélia.

Com a homenagem, a diretora não pode deixar de lembrar da carreira familiar na educação e de como o Colégio Santa Maria se destacou na área. Relembrou que, aos 8 anos de idade, quando cursava o ensino infantil no Santa Maria, sua tia Maria das Dores Muniz, fundadora da instituição, afirmou que ela seria sua sucessora da administração do maior empreendimento da família.

"O Santa Maria foi fundado pela minha tia em 1956 e, nesses 64 anos de história, conseguimos construir muito conhecimento e fazer parte de várias gerações. Primeiro, porque contamos com um corpo docente que vai muito além do ser professor. Aqui, nós aprendemos com educadores que preparam nossos estudantes não só para o vestibular, mas também para a vida. Além deles, estabelecemos um diálogo muito grande com nossos alunos. Há uma troca muito intensa entre a gente e eles. E, por último, fechamos este ciclo com a própria família, que tem papel fundamental neste processo de aprendizagem", comenta Rosa Amélia sobre as ferramentas que ajudaram a construir o sucesso do Colégio Santa Maria.

REFERÊNCIA

A consolidação da instituição como referência educacional no Estado veio com a inauguração da nova unidade na Reserva do Paiva, em 2016. O colégio, que hoje abraça, no total, cerca de 3,7 mil estudantes de 6 meses a 17 anos de idade, também comemora este ano o lançamento, no último dia 21, do Espaço Cultural Full Connection Santa Maria. A iniciativa permite aos estudantes trocarem experiências com ex-alunos da escola que atualmente residem em outros países.

"Materializei um sonho. Estamos muito felizes com o novo espaço, que tem um palco que permite aos nossos alunos apresentarem trabalhos para aprenderem a falar em público. Lá, eles contam com um anfiteatro, onde desenvolvem projetos e assistem palestras. E, além de tudo isso, formamos uma rede em que conectamos nossos ex-alunos que vivem em diversos países do mundo com quem ainda está no colégio. Nosso maior objetivo é fortalecer a ponte com algumas instituições de fora do país e estabelecer novos vínculos também", comemora Rosa Amélia, relembrando as parcerias com o governo canadense e com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Luisi Marques/JC360
Rosa Amélia Muniz foi premiada em reconhecimento à Educação - FOTO:Luisi Marques/JC360
LUIZ PESSOA/ACERVO JC IMAGEM
Entre as atividades oferecidas, Santa Maria inclui na rotina de ensino o incentivo ao empreendedorismo - FOTO:LUIZ PESSOA/ACERVO JC IMAGEM
Luisi Marques/JC360
Rosa Amélia Muniz foi premiada em reconhecimento à Educação - FOTO:Luisi Marques/JC360

Comentários

Últimas notícias