cidadania

Projeto ultrapassa marca de 50 mil geladeiras doadas em todo o Estado

Nos cinco anos e dois meses de trabalho, a ação tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das famílias contempladas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/08/2011 às 11:26
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

O Projeto Nova Geladeira ultrapassou a marca de 50 mil refrigeradores doados a clientes de baixa renda em todo o Estado, pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Em atividade desde junho de 2006, a iniciativa proporcionou uma redução aproximada de 80 GWh/ano de energia. A economia equivale ao consumo anual do município de Ipojuca (exceto o Porto de Suape), que possui 16.800 unidades consumidoras.

Nos cinco anos e dois meses de trabalho, a ação tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das famílias contempladas. Em algumas residências, o novo equipamento, com selo Procel de economia de energia, responde pela redução de até 70% no consumo mensal. Além de adequar o orçamento doméstico à capacidade de pagamento da fatura, um novo refrigerador em perfeitas condições de funcionamento proporciona uma melhor conservação dos alimentos.

O projeto também realiza um trabalho importante para a preservação do meio ambiente. Ao receber o novo refrigerador, o cliente entrega à Celpe o equipamento antigo. Os refrigeradores recolhidos são encaminhados a uma empresa certificada para o trabalho de manufatura reversa. O gás CFC-R12 é retirado da forma correta para evitar a dispersão na atmosfera e, por consequência, o aquecimento global.

A sucata gerada pelo processo de reciclagem dos refrigeradores é vendida e o recurso obtido é reinvestido em projetos de responsabilidade social e geração de emprego e renda da concessionária em parceria com instituições sociais.

AGOSTO – Neste mês, o Projeto Nova Geladeira vai doar mais 940 refrigeradores aos clientes de baixa renda dos municípios de Casinhas, Tracunhaém, São José do Belmonte e Limoeiro. As inscrições foram realizadas nesta semana e a entrega está marcada para ocorrer entre os dias 16 e 20 de agosto.

Últimas notícias