crime

Celpe amplia estrutura de combate ao furto de energia e ligações clandestinas

A intensificação das ações tem a finalidade de reduzir as perdas comerciais de energia

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 31/08/2011 às 10:07
Foto: Alexandre Belem/ JC Imagem/ 08.06.2006
A intensificação das ações tem a finalidade de reduzir as perdas comerciais de energia - FOTO: Foto: Alexandre Belem/ JC Imagem/ 08.06.2006
Leitura:

O número de equipes especializadas na inspeção de fraudes e ligações clandestinas de energia está sendo ampliado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A partir de setembro, a atividade passa a ser desenvolvida por mais duas prestadoras de serviços, ampliando para três as empresas com atuação em todo o Estado.

A estratégia vai possibilitar um melhor controle das equipes, proporcionando o crescimento da eficiência das ações. Para inibir a incidência de furto de energia, a concessionária investirá até o final do ano R$ 15 milhões. O valor será utilizado para a substituição dos circuitos de entrada dos clientes, a blindagem das redes de baixa tensão e substituição de medidores fraudados.

Com a contratação das novas empresas, a Celpe irá contar com cerca de 350 profissionais especialistas na identificação e combate das irregularidades envolvendo energia elétrica. Além da ampliação do contingente, a concessionária contará com equipes que atuarão especificamente no mapeamento e apuração de denúncias.

Crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode variar de dois a oito anos de prisão, o furto de energia representa risco de acidentes fatais para o infrator e à comunidade. A prática ilegal compromete a qualidade da energia e pode provocar falhas e interrupções no fornecimento.

Com intensificação das ações, muitos consumidores têm procurado a Celpe para solicitar regularização de suas situações, com o intuito de evitar as sanções previstas na legislação penal. “Ao comunicar a irregularidade, o cliente não se exime de pagar o consumo devido, mas evita a abertura de processos criminais”, destaca o gerente de Combate a Perdas da Celpe, Roberto Boquetti.

Últimas notícias