programação

Carnaval: Lulu Santos, Seu Jorge e Beth Carvalho são as grandes atrações do Marco Zero

Show de abertura será comandado por um time de artistas - Lenine, Otto, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Criolo, Karina Buhr e Lirinha - cantando as músicas do homenageado do Carnaval 2012, Alceu Valença

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/01/2012 às 11:15
Foto: JC Imagem
Show de abertura será comandado por um time de artistas - Lenine, Otto, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Criolo, Karina Buhr e Lirinha - cantando as músicas do homenageado do Carnaval 2012, Alceu Valença - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 14h06

O principal polo do Carnaval recifense, o Multicultural, localizado no Marco Zero, no Bairro do Recife, terá Lulu Santos, Seu Jorge e Beth Carvalho como as principais atrações. A programação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (19), numa coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura do Recife.

O show de abertura, na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, será em homenagem a Alceu Valença, que este ano é um dos homenageados do Carnaval, juntamente com o artista plástico José Cláudio. Com direção artística de Pupillo, da Nação Zumbi, artistas como Lenine, Otto, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Criolo, Karina Buhr e Lirinha cantarão os grandes sucessos do cantor pernambucano. [Confira no vídeo Alceu Valença chamando os foliões para o Carnaval]

 

No Sábado de Zé Pereira, será o dia de Lulu Santos, Claudionor Germano, Orquestra Contemporânea de Olinda (que terá participação especial da caboverdense Mayra Andrade) e Lenine (que tocará músicas com Pedro Luis e a Parede).

A noite do domingo será dedicada ao samba, com shows de Beth Carvalho e Fundo de Quintal como atrações principais. Além disso, subirão ao palco Antúlio Madureira e a Orquestra Perré Bumbá, Cia Forrobodó e Dança, Troça Carnavalesca Eu Acho é Pouco, Boi da Cara Branca de Limoeiro e Karynna Spinelli.

Encontro de Blocos de Pau e Corda, Banda Eddie (com participação de Nasi, ex-integrante do Ira!), Seu Jorge e Nação Zumbi animam os foliões na segunda-feira.

Fechando o Carnaval, na terça-feira, se apresentam as agremiações campeãs do Carnaval 2011, Orquestra Spok Frevo (que terá a participação do saxofonista nova-iorquino Bob Minzer), Projeto Especial Quatro Cantos, com Fabiana Cozza, Nilze Carvalho e o show de encerramento de Elba Ramalho. O encerramento também vai contar com o Orquestrão Multicultural do Recife, que promove um encontro com mais de 150 músicos, maestros e intérpretes de frevo.

Polos descentralizados

Além do Polo Multicultural, no Marco Zero, grandes outras atrações foram anunciadas pelo coordenador do Carnaval do Recife, André Brasileiro. Brasília Teimosa recebe Elba Ramalho, Gaby Amarantos, do Pará, e Claudionor Germano. Em Chão de Estrelas, shows com Alceu Valença e do Rei do Brega Reginaldo Rossi. O polo de Casa Amarela vai contar com apresentações de Otto, Mundo Livre S/A, Lulu Santos, SpokFrevo Orquestra e Roberta Sá. Em Nova Descoberta, a banda de rock Fresno se apresenta. Lirinha, Criolo e Otto cantam no Alto José do Pinho.

No bairro da Várzea, cantam Seu Jorge e Junior Barreto. Jardim São Paulo vai receber Nando Cordel, Fresno, Lenine e Almir Rouche. Beth Carvalho se apresenta no bairro do Ibura e o grupo Fundo de Quintal, Elba Ramalho, João do Morro e a Orquestra Popular do Recife, com Claudionor Germano, fazem seu show na Bomba do Hemetério.

Prévias

Há ainda a programação das prévias carnavalescas, que contam com ensaios de agremiações para fazer o esquente antes dos dias oficiais do Carnaval. Os blocos líricos fazem o acerto de marcha nesta quinta-feira (19) no Pátio de São Pedro, além dos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, às 19h. No Marco Zero, haverá apresentação de orquestras de frevo, passistas e companhias de dança, nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro, a partir das 16h.

O percussionista Naná Vasconcelos, artista sempre presente nos carnavais pernambucanos, vai comandar ensaios com dez nações de maracatu nos dias 20 e 27 de janeiro e no dia 10 de fevereiro, na Rua da Moeda, às 19h.

Na semana pré-carnanalesca, a praça do Arsenal irá receber a Noite dos Tambores Silenciosos, com encontros de agremiações, como as Pitombeiras dos Quatro Cantos. No palco, haverá o projeto Sanfona do Povo, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Santanna, Irah Caldeira, Domiguinhos e Josildo Sá farão os shows. Para encerrar a semana pré, a praça recebe outro projeto, o Tropical Beat - Festas do Brasil, com apresentação de DJs de países como Alemanha, Argentina e Gana.

Últimas notícias