SISTEMA VIÁRIO

Abdias de Carvalho terá trânsito alterado

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) eliminará cinco giros à esquerda existentes na via e implantar um binário entre as Ruas Carlos Gomes e Santa Edwiges

Do Jornal do Commercio
Cadastrado por
Do Jornal do Commercio
Publicado em 16/03/2012 às 14:10
Leitura:

A circulação na Avenida Abdias de Carvalho, um dos principais corredores de ligação entre a Zona Oeste e a área central do Recife, vai mudar a partir deste sábado (17). Quase um ano depois do anúncio, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) eliminará cinco giros à esquerda existentes na via e implantar um binário entre as Ruas Carlos Gomes e Santa Edwiges, alterando sensivelmente o tráfego no Prado e nos acessos aos bairros de Afogados e Bongi. O objetivo das mudanças é dar maior fluidez à Abdias de Carvalho, uma das portas de entrada e saída da capital e por onde trafegam 56 mil veículos diariamente.

As intervenções fazem parte do plano de trânsito lançado no início do ano passado pelo prefeito João da Costa, com a promessa de que seria concluído até maio de 2012. Boa parte foi executada, mas intervenções importantes, previstas para corredores viários fundamentais para a cidade, como as Avenidas Norte (Zona Norte) e Recife (Zona Sul), permanecerão no papel por vários meses. As mudanças na Abdias, entretanto, deverão melhorar o tráfego na via. “Apostamos que sim. Os giros à esquerda ficam localizados na faixa esquerda da avenida e atrapalham muito o trânsito. Ao eliminarmos cinco giros, estaremos reduzindo também o tempo dos semáforos. É o caso do cruzamento da Abdias com a Rua Carlos Gomes. Hoje ele tem quatro tempos e passará a ter apenas dois. O impacto será sentido, inclusive, no cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Benfica, com a transformação da Rua Carlos Gomes em sentido único”, afirmou Maria de Pompéia, presidente da CTTU.

A principal ação é a eliminação de cinco giros à esquerda no corredor e a consequente criação de giros de quadra, no bairro do Prado. Serão proibidos dois giros no cruzamento com a Rua Carlos Gomes (um em cada sentido da via), um na altura da Rua Santa Edwiges e dois no cruzamento com a Rua João Ivo da Silva. Além da eliminação dos giros da Abdias, também terão fim três giros à esquerda localizados no cruzamento das Ruas Gomes Taborda e Carlos Gomes.

O binário das Ruas Santa Edwiges e Carlos Gomes muda completamente o tráfego na área, principalmente no acesso ao Bongi e à Avenida Caxangá. Isso porque as duas ruas passarão a ter mão única. A Rua Carlos Gomes no sentido Caxangá-Abdias de Carvalho e a Santa Edwiges no sentido oposto. A exceção é o trecho da Carlos Gomes entre a Rua Gomes Taborda e a Avenida Caxangá, que terá um contra fluxo exclusivo para as linhas de ônibus.

As alterações também mexem com o acesso ao bairro de Afogados. Os condutores acostumados a entrar à esquerda nas duas margens do canal localizado no meio da Rua João Ivo da Silva não poderão mais fazê-lo. Terão que girar na quadra à direita. Chegar à Avenida Caxangá a partir da Abdias de Carvalho também será diferente. O motorista não poderá mais pegar a Rua Carlos Gomes, que terá sentido oposto. Passará a usar a Rua Santa Edwiges e vias próximas (veja arte).

PENDÊNCIAS
Entre as ações do plano de trânsito da CTTU ainda pendentes estão o fim dos giros à esquerda na Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos, no Vasco da Gama, e com a Rua General Abreu e Lima, na Tamarineira. Esse último deve ser executado até o próximo mês. O mesmo deve acontecer com outra pendência: o fim do giro à esquerda da Avenida Norte com a Rua da Aurora, que já está em obras e também tem previsão de ser concluído no próximo mês. Além deles, a CTTU precisa eliminar um giro à esquerda na Avenida Recife, sinalizar o entorno dos mercados e recuperar as ciclovias.

Últimas notícias