RELIGIÃO

Padre Airton Freire lança livro para ajudar a refletir

Religioso, conhecido pelo trabalho social em Arcoverde, Sertão, lançou, no Recife, o livro Quando vale a pena

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/05/2012 às 22:22
Leitura:

Conhecido pelo trabalho social que desenvolve há 28 anos em uma comunidade da periferia de Arcoverde, no Sertão do Estado, o padre Airton Freire lançou na noite desta quinta (3), na Academia Pernambucana de Letras (APL), na Zona Norte do Recife, o livro Quando vale a pena. A publicação da editora Wise, de Fortaleza, é a 80ª obra do religioso e consiste numa espécie de calendário de auto-ajuda. Para cada dia do ano, há um pensamento do padre, sempre voltado à reflexão.

“Para tudo é preciso existir uma motivação. A motivação diz por onde se deve iniciar, estabelece uma razão para se continuar e dá fôlego durante as crises.” O ensinamento referente ao dia 3 de maio, data do lançamento da obra, foi lido em voz alta pelo jornalista Francisco José, convidado para fazer a saudação de abertura do evento. O lançamento lotou o auditório da APL.

Desembargadora federal e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco, Margarida Cantarelli, outra convidada a saudar o padre Airton, classificou o religioso como uma “figura entre o humano e o sagrado”. “À medida que li o livro, percebi que o padre está mais para o divino do que o humano”, elogiou a magistrada.
Ao ser chamado para compor a mesa, o padre Airton Freire se negou a ocupar a cadeira principal. Depois da insistência de alguns, cedeu o lugar para o padre Edwaldo Gomes. “É por uma questão de idade”, brincou o religioso, retribuindo a gentileza.

“Viver é ser desafiado, é a arte de cultivar o encanto do primeiro encontro, é saber fazer para continuar e continuar sabendo para onde ir”, disse o padre escritor.

Presente ao lançamento, o presidente do grupo JCPM, o empresário João Carlos Paes Mendonça, entusiasta do trabalho do padre Airton, elogiou a trajetória do religioso. “É quase um santo. O trabalho que ele realiza é encantador, inacreditável. É um homem de carisma, que consegue congregar muitos no sentido do bem.”

Últimas notícias