Recife

Trânsito e ônibus mudam este sábado na Zona Norte

Tráfego da Estrada do Encanamento será no sentido subúrbio-Centro e o da Estrada do Arraial, na direção Centro-subúrbio

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/07/2012 às 21:01
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

A Zona Norte do Recife amanhece, este sábado (28), com o trânsito alterado em duas importantes vias dos bairros de Casa Amarela e Casa Forte: as Estradas do Arraial e do Encanamento, que desde as 6h passaram a compor um binário, ou seja, estão com tráfego em sentido único e contrário, sendo paralelas. As mudanças afetarão, em média, 17 mil motoristas, 16 linhas de ônibus, 70 mil passageiros e algumas dezenas de ciclistas. Estes últimos, aliás, são os maiores beneficiados porque, além da alteração na circulação viária, o novo binário da Arraial com Encanamento, prometido há pelo menos dez anos, ganhou 4,3 quilômetros de ciclofaixas.

Embora sejam unidirecionais (uma única direção), as ciclofaixas não oferecem a mesma segurança que as ciclovias porque não têm segregação física, são isoladas do tráfego de carros apenas por sinalização horizontal (pintura no chão) e vertical (placas). Mesmo assim, é uma vitória para os ciclistas do Recife, que possuem apenas 24,8 quilômetros de pistas destinadas às bicicletas, a maioria sem qualquer manutenção. Com o binário, a cidade passará a ter 29,1 quilômetros. “Se os carros respeitarem o nosso espaço, será ótimo. Ajudará muito. Aliás, qualquer área destinada às bikes ajuda”, defendeu Carlos Henrique Silva, que entrega água de bicicleta no bairro de Casa Forte e constantemente usa a Estrada do Encanamento. A ligação entre as duas ciclofaixas será feita pelas Ruas Sebastião Alves de Arcoverde e Padre Roma, além da Estrada das Ubaias.

Infográfico

Binário - 27.7.2012

Criador das ciclovias sombreadas, batizadas de ciclofrescas, o arquiteto Cesar Barros lembra que as ciclofaixas do novo binário apenas se assemelham ao seu projeto. “Nossos equipamentos são mais largos e agregamos à faixa exclusiva para os ônibus. Também defendemos uma articulação do bairro, o que não acontece porque as ciclofaixas implantadas são limitadas a algumas ruas. Vias como a Avenida Norte, a Rua da Harmonia e a Rua Padre Lemos também deveriam ganhar ciclofaixa. Mas com certeza é um começo. Devagar, os ciclistas vão conquistando espaço”, afirmou. As ciclofaixas ainda não estavam pintadas na manhã de ontem, mas a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) garantiu que elas estarão prontas hoje. Tachões para separar o tráfego serão instalados durante o fim de semana.

Outra interferência do binário se dará na circulação dos coletivos. Serão 141 ônibus, que realizam 1.060 viagens diárias, que terão o itinerário alterado. A principal mudança se dará porque a Estrada do Arraial e a Estrada do Encanamento deixaram de ter tráfego duplo. Com isso, o terminal das linhas 330-Casa Amarela/CDU (TRT) e 531-Casa Amarela (Rosa e Silva), localizado na rua ao lado do pátio da feira de Casa Amarela, será transferido para a Rua Eugênio Samico (próximo à Praça do Trabalho). O ponto de retorno da linha 533-Casa Amarela (Bacurau), que opera durante a madrugada, levando os usuários para o Terminal do Cais de Santa Rita, também será transferido para a Rua Eugênio Samico.

Serão 141 ônibus, que realizam 1.060 viagens diárias, com o itinerário alterado.

As mudanças se dão porque desde as 6h o tráfego da Estrada do Encanamento está no sentido subúrbio-Centro, enquanto o da Estrada do Arraial está na direção contrária, Centro-subúrbio. “Vamos conseguir dar muito mais fluidez à circulação. Estaremos com agentes de trânsito e arte-educadores orientando os motoristas e iremos fiscalizar o uso da ciclofaixa para que ela não seja ocupada por veículos”, garantiu a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.

Últimas notícias