patrimônio

Imóveis da Rua do Bom Jesus ganham novas cores

A ação faz parte do projeto socioambiental "Tudo de cor para você", da marca de tintas Coral. A ideia é dar cor ao local histórico para despertar o senso de preservação

Pedro Paz
Cadastrado por
Pedro Paz
Publicado em 21/03/2013 às 6:58
NE10
A ação faz parte do projeto socioambiental "Tudo de cor para você", da marca de tintas Coral. A ideia é dar cor ao local histórico para despertar o senso de preservação - FOTO: NE10
Leitura:

Vinte e cinco casarões da Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, terão a pintura de fachadas concluída nesta sexta-feira. A ação faz parte do projeto socioambiental "Tudo de cor para você", da marca de tintas Coral. A ideia é dar cor ao local histórico para despertar o senso de preservação de quem mora, trabalha e transita na região. Não por acaso, a Bom Jesus abriga a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, que também está sendo renovada. Na época dos holandeses, no século 17, os sobrados da Bom Jesus serviam de moradia para os ricos comerciantes que vinham de Israel.

Outros equipamentos culturais no Grande Recife foram revitalizados pela iniciativa, no ano passado, entre eles o Pátio de São Pedro, Teatro Barreto Júnior e Centro Cultural Apolo-Hermilo. “Esse projeto existe desde 2009. Começamos em são Paulo. Toda a intervenção foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), visto que muitos dos imóveis são tombados. É uma ação relevante para a comunidade do Recife. A Rua Bom Jesus merecia passar por essa transformação. Nosso desejo é que haja manutenção da reforma”, afirma Marcelo Abreu, gerente de marketing da companhia AkzoNobel, responsável pela Coral.

Para a revitalização do espaço público, mais de quatro mil litros de tinta de cores diversas estão sendo utilizados. As tonalidades predominantes incluem branco, areia, vermelho e azul, preservando a identidade visual da região, que possui edificações coloniais, ecléticas e modernas.

Dois prédios da empresa Datamétrica, especializada em consultoria, pesquisa e telemarketing, estão sendo revitalizados há um mês. O diretor comercial Alexandre Jatobá aprova a ação. “Essa mudança visual agrega valores positivos pra localidade, que já esteve muito abandonada. Dá uma cara nova, atrai mais pessoas para circular por aqui”.

Leia mais na edição do JC desta quinta (21)

Últimas notícias