religião

Exposição permanente lembra dom Helder Camara

Mostra na Igreja das Fronteiras foi aberta na noite desta sexta-feira. Estão em exibição roupas, escritos e prêmios do Dom da Paz

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 12/04/2013 às 21:14
Edmar Melo/JC Imagem
Mostra na Igreja das Fronteiras foi aberta na noite desta sexta-feira. Estão em exibição roupas, escritos e prêmios do Dom da Paz - FOTO: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

Foi aberta na noite desta sexta-feira, na Igreja das Fronteiras, bairro da Boa Vista, área central do Recife, a exposição permanente do acervo do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara (1909 – 1999). Religiosos, amigos, fiéis da Igreja Católica e autoridades políticas participaram da cerimônia de abertura, marcada por lembranças e homenagens ao Dom da Paz.

Mais de 900 peças do arcebispo foram catalogadas. Dessas, cerca de 200 (batinas, condecorações, prêmios, textos manuscritos, cálices, fotografias e outros objetos) estão na exposição permanente. A mostra, de curadoria do Instituto Dom Helder Câmara (Idhec), ocupa o primeiro andar da Igreja das Fronteiras. A data escolhida para a abertura da exposição lembra os 49 anos da chegada do religioso à capital pernambucana para ocupar o cargo de arcebispo de Olinda e Recife, em 12 de abril de 1964.

Entre as autoridades presentes à cerimônia, estava o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa. Ele destacou o reconhecimento de dom Helder além do Estado de Pernambuco. “Logo depois do anúncio do novo papa (Francisco), ele marcou um encontro com o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel. Na conversa, citou vários bispos da Igreja Católica que utilizavam a mesma linha de atuação do papa. E lá estava dom Helder Camara. Que essa exposição seja realmente mais uma oportunidade para que muita gente possa conhecer a história do arcebispo”, ressaltou.

Leia mais na edição do JC deste sábado (13)

Últimas notícias