patrimônio

Projeto quer tombamento de painel de Brennand

A Batalha dos Guararapes, colocado no Centro do Recife, está abandonado

Camilla Figueiredo
Cadastrado por
Camilla Figueiredo
Publicado em 03/05/2013 às 6:02
Priscilla Buhr/JC Imagem
A Batalha dos Guararapes, colocado no Centro do Recife, está abandonado - FOTO: Priscilla Buhr/JC Imagem
Leitura:

O descaso com o mural de cerâmica A Batalha dos Guararapes, no Edifício Tiradentes, na Rua das Flores, Centro do Recife, pode estar com os dias contados. Um projeto de preservação será desenvolvido pelo curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), Antônio Campos, e vai pedir que a obra do artista plástico Francisco Brennand seja tombada como patrimônio pelo Estado.

O painel, feito em 1961, está com a parte inferior quase apagada pela sujeira e pelo desgaste provocado pela água que cai dos aparelhos de ar-condicionado. Teoricamente, seria de responsabilidade do prédio onde está instalado.
“O mural é uma das criações mais importantes de Francisco Brennand. Como a Fliporto está tornando-se um programa permanente de valorização da cultura local, temos o dever de olhar pelas obras mais desprotegidas também”, explicou Campos.

A cena ocupa uma área de 75 metros quadrados e retrata o episódio histórico que resultou na expulsão dos holandeses das terras pernambucanas. Foi encomendada pelos irmãos mineiros Aloísio e Gilberto Farias, donos do Banco da Lavoura de Minas Gerais, que na época funcionava no prédio.

Em 2006, a administração do banco Santander, em cuja parede lateral está a obra, adotou um projeto do chargista e arquiteto Ronaldo Câmara para valorizar o lugar. “Eles investiram em coberta, canteiro de seixos abaixo da obra para evitar que as pessoas chegassem tão perto. Durou só uns anos e o povo começou a depredar o que havia sido feito”, comentou Câmara. Hoje, os únicos sinais da estrutura montada são o passeio quebrado e buracos na parede.

Leia mais na edição do JC desta sexta (3)

Últimas notícias